quinta-feira, 6 de março de 2014

Em programa de rádio, Schneider explica a importância da DAP para agricultura familiar

A DAP permite ao agricultor ter acesso a Programas como o Bolsa Família, Minha Casa e Minha Vida Rural, além de ter um documento comprovando as atividades agrícolas do agricultor para aposentadoria.
O que a CULTURA vem fazendo merece elogios e certamente trará  benefícios ao homem do interior. Num estado continental, somente o rádio é capaz de encurtar a distância levando informações que podem melhorar a vida nos municípios mais distantes. Tenho grande respeito pelo trabalho que o técnico Airton Schneider sempre desenvolveu no IDAM e também na sua passagem pela SEPROR.  Somente o IDAM (estruturado e bem remunerado) é capaz de produzir a riqueza que tanto sonhamos e desejamos ao nosso estado. Somente o IDAM (estruturado e bem remunerado) é capaz de tornar realidade a geração de emprego e renda no interior, ou seja, a tão sonhada interiorização do desenvolvimento. Nos meus "tantos" anos de setor primário aprendi a respeitar e admirar o corpo técnico dessa estratégica instituição para garantir a soberania e a segurança alimentar  do amazonense.
A participação do gerente de Crédito Rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Airton Schneider, no Programa Bom Dia Amazônia da Rádio Cultura nesta quinta-feira, 6 de março, foi para falar sobre a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Em entrevista ao programa Schneider explicou que a DAP é um documento que identifica os agricultores familiares tornando-os aptos a acessarem às políticas públicas voltadas para o setor. “A DAP além de viabilizar a operação de crédito rural permite ao agricultor ter acesso a diversos programas do governo federal que visam o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou.
Cada unidade familiar deve ter apenas uma única DAP principal válida. A partir da união estável o documento deve obrigatoriamente identificar o casal responsável pelo sustento da família. A emissão da DAP é gratuita e o agricultor deve procurar as entidades credenciadas na SAF/MDA. Para os agricultores pertencentes ao grupo “A” e “A/C” é necessário procurar o Incra e para os grupos “B”, “AF” ou “V” as entidades são: IDAM, Sindicato, Seap, Funai, Ceplac, dentre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário