segunda-feira, 17 de março de 2014

Preço do milho em alta afeta custo de produção de aves


Alan Pedro
Foto: Alan Pedro / Agencia RBS
Agroindústrias ainda não repassaram este aumento de custo para o consumidor, diz Ubabef


A alta dos preços do milho, provocada pela estiagem e pela redução de área, acaba afetando o custo de produção de aves. O aumento nas cotações começou a ser percebido há três semanas. 

– Há um impacto bastante alto no custo de produção. Outro fator que contribui para a alta é o fato dos produtores também estarem segurando o milho por questões comerciais internacionais – relata o diretor da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ariel Antônio Mendes.




O setor espera ajuda do governo para fazer o milho do Centro-Oeste chegar até o Sul do país, onde a produção foi menor.
– Situação é mais grave no Sul do país, pois não há autossuficiência na produção do grão – declara.
Por enquanto, as agroindústrias não repassaram este aumento de custo para o consumidor e nem para os produtores integrados.
– O setor não está conseguindo repassar esse aumento de custo facilmente para o consumidor. Com a conjuntura de inflação dos alimentos, os consumidores reagem aos aumentos e acabam substituindo o frango por outro produto; embora os preços de suínos e bovinos sejam mais altos. Mas de qualquer maneira, isso dificulta o repasse – afirma.
Segundo Mendes, a indústria está tentando se adequar, colocando alguns substitutivos na ração.
– Mas infelizmente, no Brasil, não há muitas opções de substitutivos. Os produtores independentes que acabam sofrendo mais e tendo diminuição dos ganhos – diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário