segunda-feira, 21 de julho de 2014

Conheça as ações do SENAR -AM na entrevista com a gerente técnica da entidade

 Data: 17/07/2014
 
Confira a entrevista com a gerente técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Amazonas), Jeyn's Martins Alves, que falou sobre cursos que estão sendo executados, agenda, dificuldades encontradas e como demandar a entidade.
1. O SENAR-AM está atuando em quantos municípios do Estado do Amazonas ?

O SENAR-AM atualmente está atuando em 11 Municípios do Estado com 44 turmas dos Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

2. Quais são os cursos mais procurados? O que deve essa demanda?

Os Cursos mais solicitados são: Avicultura Básica, Olericultura Básica, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Piscicultura e Operação e manutenção de tratores Agrícolas, estas demandas tem aumentado em virtude do setor primário estar despertando atenção por vários fatores: representatividade, competitividade e promoção progressiva e continuada do crescimento sustentável na economia brasileira, e de modo geral no mundo do trabalho. 

Neste intuito a capacitação visa a busca da melhoria de técnicas adequadas para a otimização dos seus produtos, e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida do produtor.

3. Qual o balanço do primeiro semestre de 2014 ?

No 1º semestre deste ano, O SENAR-AM atuou em 12 municípios com as ações de Formação Profissional Rural – FPR, capacitando 591 participantes com 41 ações, perfazendo a carga horária de 1.280hs, e em 04 municípios com ações de Promoção Social – PS, capacitando 57 participantes, com 04 ações, perfazendo a carga horária de 96hs. Iniciou em 11 Municípios, 44 Turmas dos Cursos do PRONATEC, com carga horária que varia de 160hs a 200hs.

4. O SENAR –AM conta com quantos intrutores em campo ? Há uma preocupação em capacitar esses profissionais ?

Atualmente o SENAR dispõe de aproximadamente 200 Instrutores credenciados, habilitados metodologicamente com cadastro ativo na Instituição, onde 33 destes profissionais estão em campo ministrando Cursos do PRONATEC. Além de dispormos de uma metodologia própria, pela qual nossos Instrutores são capacitados, baseada em princípios pedagógicos e andragógicos, que primam por estratégias que conjugam teoria e prática. 

Realizamos neste semestre capacitações dos Programas Negócio Certo Rural e Inclusão Digital Rural, assim como Encontros Pedagógicos do PRONATEC para Instrutores que já ministraram e para novos instrutores que irão ministrar cursos do referido Programa. Visando informar, preparar e alinhar informações.

Clique, abaixo, para visualizar toda a entrevista...


5. Quais são as dificuldades encontradas na atuação da instituição?

Como nossa Instituição atua onde a demanda está, ou seja nos deslocamos até a comunidade onde os cursos são ministrados, um dos grandes desafios encontrados é a territorialidade de nosso Estado a logística de deslocamento, que muitas vezes envolve fatores climáticos como enchente, constante chuvas, que muitas vezes dificultam o acesso aos locais.

6. Qual a agenda para esse segundo semestre?

Neste segundo semestre, temos previsto aproximadamente 61 Ações de Formação Profissional Rural - FPR, 06 Ações de Promoção Social – PS, 13 Turmas do Programa Negócio Certo Rural, 28 Turmas de Inclusão Digital Rural, e 97 Turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

7. Quais são as áreas que o SENAR oferta cursos ?

Agricultura, pecuária, aquicultura, extrativismo, agroindústria e atividades de apoio agro-silvo-pastoril.

8. Como fazer para demandar a entidade ?

Após identificar a real necessidade de sua localidade/comunidade, poderá entrar em Contato com a Gerência Técnica para obter informações a respeito do(s) Curso(s) pretendidos, e formalizar solicitação através de ofício destinado ao nosso Presidente Dr. Muni Lourenço Silva Júnior.

9. A senhora foi promovida a gerência técnica neste segundo semestre, mais já trabalhava com a equipe, fale um pouco desse novo desafio.

Nossa Instituição desenvolve suas ações e atividades com foco no desenvolvimento profissional e social de pessoas que vivem e ou trabalham no campo, e estamos recebendo cada vez mais demandas, resultando numa crescente em nossas atividades e Programas, e é desafiante receber este voto de confiança do presidente Muni Lourenço, para assumir este compromisso com a Instituição neste momento de expansão, e manter a identidade própria do SENAR, garantindo a qualidade nos serviços educativos, continuar acompanhando e monitorando as ações, levando em conta a peculiaridade de nossa região.

Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário