segunda-feira, 24 de agosto de 2015

UFAM foi palco de debates da UNICAFES

Mesa de Abertura do Seminário Estadual da UNICAFES. 
O evento aconteceu no auditório da FCA/UFAM e contou com a presença de produtores rurais, MDA, ASPROC, UNISOL, CONAB, INPA, EMBRAPA, MUSA, REMA, FETAGRI, MAPA/SFA, SEPROR, IDAM, IDESAM, UFAM/FCA e do presidente nacional da UNICAFES, sr. LUIZ POSSAMAI.


Em discurso, o presidente na UNICAFES nacional, Luiz Possamai, afirmou que a OCB é parceira em vários debates; que no Amazonas a UNICAFES ainda não foi constituída (existe apenas comissão provisória) e que agricultura sem dinheiro não tem desenvolvimento. Fiquei  impressionado com os números positivos do cooperativismo de crédito no Paraná divulgados pelo presidente da UNICAFES. São mais de 200 técnicos em campo com elaboração, anual, de aproximadamente 80 mil projetos. A inadimplência junto ao BNDES e BB é ZERO.  Ao final, pregou a UNIÃO e se comprometeu a defender a inclusão do pirarucu na PGPMBio.

A professora Therezinha Fraxe (UFAM/NUSEC) destacou a importância do Seminário e da presença da UNICAFES no AM. Lembrou da necessidade na produção de sementes de malva e juta em nosso estado para reverter "esse fracasso na produção de fibras deste ano". Ressaltou que UFAM e EMBRAPA já estão trabalhando nesse sentido. Destacou que precisamos de UNIÃO, entretanto temos uma "pobreza de trabalho em conjunto". Ressaltou a importante presença da Conab nos eventos e os resultados positivos das dezoito feiras da  AGROUFAM. A Sepror foi representada pelo Valdenor Cardoso, em seu pronunciamento colocou o governo estadual como parceiro da UNICAFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário