sábado, 11 de novembro de 2017

Gerência de Crédito Rural do IDAM divulga informações mais detalhadas do Encontro Técnico dos agentes do FMPES


Ontem, dia 10, encerramos o XVIII Encontro Técnico dos agentes do FMPES, onde avaliamos o que deu certo em 2017, analisamos os erros ocorridos e propomos melhorias para qualificação do crédito rural em 2018 via IDAM/AFEAM.

A principal novidade para 2018 será o foco nas cadeias produtivas prioritárias por calha de rios/subregiões geográficas do Estado do Amazonas, a criação de um Programa Específico para financiamentos do Setor Primário com limites de até R$ 150.000,00 para clientes novos, normais e especiais (pessoa física) e até R$ 1.000.000,00 para financiamentos de Agroindústrias (Pessoa Jurídica), de forma desburocratozada e eficiente.

A outra novidade será ampliação da dotação orçamentária para aplicação em Feiras/ Exposições Agropecuárias,  a inclusão dos municípios de Urucará e Nhamundá no calendário anual de feiras, a participação efetiva da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas no processo de gestão e organização dos eventos e qualificação do crédito rural, onde os pecuaristas e produtores rurais poderão ter acesso ao crédito com maior eficiência e agilidade.

Entre as propostas, estão a melhor remuneração da Assistência Técnica com a elevação da Taxa de Eleboração de Projetos de 2% para 3%, o que vai garantir maior agilidade na elaboração dos projetos pela Unidades Locais do IDAM.

Outra novidade é o foco na capacitação dos agricultores/ produtores rurais para acessar o crédito. Todo proponente precisará participar de uma capacitação prévia (cursos, palestras ou outras metodologias especificas), além de comprovar a experiência na atividade a ser financiada, além de conhecimentos em gestão.

Outra novidade é o Programa Produção + Giro (ADS/AFEAM) na oferta de crédito de custeio que vai contemplar os agricultores familiares, cooperativas, associações e agroindústrias que participam dos programas de comercialização do Governo do Estado e Prefeituras, em especial no PREME e PROMOVEIS geridos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS).

Todas as propostas serão colocados em pauta na próxima reunião do Comitê do FMPES/AFEAM para aprovação e homologação.

Fonte: Gerência de Crédito Rural IDAM.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em postagem anterior, no link https://thomazrural.blogspot.com.br/2017/11/borracha-e-malva-nao-estao-entre-as.html fiz alguns comentários sobre esse recente encontro. Como disse no título desta postagem, as informações da Gerência de Crédito Rural do IDAM estão mais detalhadas, e contemplam ações importantes como o apoio às EXPOSIÇÕES, melhor REMUNERAÇÃO com elevação de percentual na elaboração de projetos, capacitação prévia ao crédito e, ainda, crédito de custeio para quem participa do PREME e PROMOVEIS. Só não entendi a exclusão da borracha e das fibras, assim como volto a ratificar que o montante financeiro é muito baixo, e o IDAM ainda não tem quadro para atender essas cadeias produtivas. Portanto, só os mais próximos do governo estarão entre os beneficiados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário