Vejam, abaixo, discurso do vereador Tião Teixeira defendendo o fortalecimento do PAA no Amazonas, alertando as prefeituras sobre a adesão ao PAA/MUNICIPAL. Ótima iniciativa, parabéns! |
"...O presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais da Câmara Municipal de Parintins, Tião Teixeira (PTB), defendeu que os prefeitos de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Maués procurem o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para assinar o termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal. O pronunciamento do vereador parintinense foi na sessão desta segunda-feira, 06 de novembro.
Tião Teixeira agradeceu ao reconhecimento do blog Thomaz Rural para a propositura apresentada e aprovada por unanimidade no dia 30 de outubro, na qual solicitou a Prefeitura de Parintins a assinatura do termo de adesão ao PAA Municipal. O vereador informou que o portal, especializado em assuntos da agricultura familiar e agronegócio no Amazonas, é de autoria do ex-superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o parintinense, Thomaz Meirelles.
O filho do ex-deputado federal, Ubaldino Meirelles, servidor público federal, especialista na gestão da informação ao agronegócio, articulista do Jornal do Comércio/AM e site Amazônia na Rede rendeu destaque ao trabalho de Tião Teixeira. “Que a atitude de cobrança do vereador parintinense Tião Teixeira sirva de exemplo para parlamentares de todos os municípios do Estado, inclusive da capital, Manaus, pois também tem zona rural, tem desperdício de alimentos e milhares passando fome”, escreveu o Blog Thomaz Rural.
Tião Teixeira defendeu que outros municípios, como da Calha do Baixo Amazonas, possam operar o PAA com recursos federais, como política eficiente de incentivo a agricultura familiar e combate a fome. O vereador parintinense tomou conhecimento de que no Amazonas somente a Conab e a Secretaria de Estado da Produção (Sepror) são operadores do PAA, com atendimento a apenas 16 dos 62 municípios. “Manacapuru saiu na frente, ao ser o primeiro município a procurar o MDS para adesão ao PAA”, afirmou.
Outro dado importante citado por Tião Teixeira refere-se ao quadro de fornecedores beneficiários do PAA atendidos no ano de 2016 no Amazonas, quando o programa conseguiu comprar apenas de 1.649 produtores rurais, enquanto o Estado possui 273 mil agricultores familiares, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o vereador, a estatística revela que, mesmo com todo esforço da Conab e Sepror, apesar de o Amazonas ter ficado em primeiro lugar na execução do PAA no Norte do Brasil, o atendimento não chegou a 1% dos produtores amazonenses.
Nesse cenário, Tião Teixeira enfatizou que o governo municipal, ao comando do prefeito Frank Bi Garcia e vice-prefeito Tony Medeiros, junto com o secretário de agricultura, pecuária e abastecimento, Edy Albuquerque, tem trabalhado para efetivar políticas em prol ao desenvolvimento do setor primário de Parintins. O vereador disse não ter dúvidas do empenho da administração municipal em ir ao Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, assinar o termo de adesão da Prefeitura de Parintins ao PAA Municipal..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário