Voltado para profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Embrapa Amazônia Ocidental realiza o curso Conservação e Manejo de Solos Amazônicos, entre os dias 23 e 25 de janeiro, no município de Urucará (AM). Promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Urucará, o objetivo principal do curso é orientar os técnicos de Ater sobre as noções básicas da estrutura, composição, conservação e uso racional dos solos da Amazônia.
Ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Gilvan Coimbra Martins, José Nestor de Paula Lourenço e Marcos Vinicius Bastos Garcia, o conteúdo programático do curso vai abordar diferentes questões relacionadas aos solos da região amazônica. Entre os tópicos que constam do programa estão: a importância do solo; processo de formação do solo; composição do solo (areia, silte, argila, água); tipos de solos; fatores que afetam o solo; organismos e o intemperismo químico; análise do solo; matéria orgânica; interpretação dos resultados; como manejar o solo; utilização de mecanização conservar o solo; e o papel da matéria orgânica.
Segundo um dos coordenadores do curso, José Nestor de Paula Lourenço, no estado do Amazonas a agricultura é desenvolvida principalmente nos ecossistemas de terra firme e de várzea, que apresentam características distintas de solo, vegetação e água. Nesse sentido, conhecer essas diferenças e realizar um bom manejo do solo pode propiciar melhor produtividade e também possibilitar a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro. “Com o curso buscamos capacitar os técnicos que estão trabalhando diretamente com os produtores rurais, propiciando assim informações que contribuam para uma boa produtividade agrícola de diferentes culturas, e também sobre a importância da conservação dos solos, garantindo a sustentabilidade da atividade”, ressalta o pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário