Em Beruri (distante 173 km de Manaus), 30 agricultores de cinco comunidades da área de reserva da Pigaçu-Purus, participaram no mês de outubro do curso sobre Associativismo e Cooperativismo. A capacitação foi realizada na comunidade Divino Espírito Santo – Lago do Yapua.
A capacitação, promovida pelo governo do Estado por meio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Prefeitura Municipal, teve como objetivo orientar os agricultores com noções sobre organização de grupos para a realização de atividades comuns, com base princípios do associativismo e do cooperativismo.
A Usina de Beneficiamento da Castanha do Brasil, instalada na sede do município está sendo gerenciada pela Associação dos Produtores da Comunidade Divino Espírito Santo, daí a necessidade em repassar aos agricultores noções de organização, explica o instrutor e gerente da Unloc/IDAM George Mário Grijó da Silva. “O município de Beruri tem um potencial estimado em 180 mil toneladas/ano desse produto, o que vem despertando o interesse dos agricultores em aumentar essa produção. Após a realização desse curso os agricultores já vislumbram a possibilidade em transformar a atual associação em cooperativa”, finalizou Grijó.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais da comunidade Divino Espirito Santo Eteroy Ramos Pinheiro, o curso foi bastante proveitoso pois tivemos a oportunidade de saber o que é organização, como administrar melhor nossas atividades e a importância dela na sociedade. “Acreditamos que a união faz a força, e isso faz com que o sucesso seja alcançado graças a todos os envolvidos no processo de transformação. Com certeza haverá melhoria de vida para todos, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário