Tendo como principal ferramenta do manejo florestal a exploração de impacto reduzido, o que possibilita a manutenção da estrutura florestal, o governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), vem incentivando a prática no meio rural. No município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), jovens, agricultores e agricultoras da região do Jacu/Uaicurapa participaram do curso sobre “Introdução ao Manejo Florestal” realizado pela Unidade Local do IDAM/Parintins, no mês de outubro.
Com aulas teóricas e práticas a capacitação foi realizada pelo engenheiro florestal do IDAM/Central, Vilson de Souza Rocha, com apoio da técnica florestal do IDAM/Parintins, Hosana Marialva dos Santos.
“A ideia foi orientar e mostrar as famílias técnicas que viabilizem a produção sustentável de produtos florestais, ao mesmo tempo incentivando-as a manter a diversidade de espécies nativas, bem como processos e serviços ecológicos essenciais para garantir que as normas de manejo florestal sejam respeitadas e aplicadas constantemente conforme as legislações vigentes”, disse Hosana.
O manejo florestal consiste em um sistema produtivo (madeireiro e não madeireiro) que reúne benefícios ecológicos, sociais e econômicos. A prática é considerada segura, pois é de baixo impacto e prolanga a vida útil das áreas exploradas, respeitando o equilíbrio dos ecossistemas e diminuindo os desperdícios. Além disso, a atividade proporciona retorno financeiro e integra os envolvidos na implementação do Plano de Manejo.
O engenheiro florestal Vilson de Souza, destacou que os agricultores não tinham conhecimentos sobre como elaborar um Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala, não sabiam da importância das Áreas de Proteção Permanente, assim como as espécies protegidas por lei. Segundo ele, as famílias aprenderam a fazer o cálculo do potencial de madeira a ser explorada, como proceder para emitir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a importância da sua obrigatoriedade.
Outro ponto de destaque durante a capacitação foi à utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
O evento aconteceu nas comunidades de São João Batista do Jacu e Filadélfia, região do Rio Jacu/Uaicurapá,
Nenhum comentário:
Postar um comentário