terça-feira, 12 de junho de 2018

Reserva Mamirauá tem evento começando nesta quarta, dia 13.

Começa nesta quarta, dia 13, o "Seminário sobre gestão e conservação da Reserva Mamirauá" no município de Fonte Boa. Tenho certeza que, além da gestão e conservação, a questão da renda da população envolvida principalmente com o pirarucu e jacaré (outro produto que deveria entrar na PGPMBio) entrará em pauta nesse importante momento de avaliações e novos encaminhamentos. O texto abaixo, de autoria do João Cunha, mostra a presença de instituições importantes como o INSTITUTO MAMIRAUÁ, SEMA, FAS, IDSFB, MCTIC AMURMAM, DEMUC, IDAM, entre outros parceiros. Vamos aguardar o que foi decidido para divulgação.



Seminário sobre gestão e conservação da Reserva Mamirauá, no Amazonas, começa nessa quarta-feira (13)
O município de Fonte Boa sediará o evento. Organizado por instituições atuantes na região, o seminário vai reunir profissionais, lideranças e órgãos que trabalham com meio ambiente, sustentabilidade e gestão da reserva. 
Localizado no alto curso do Rio Solimões, a cidade amazonense de Fonte Boa será palco de um importante debate sobre a proteção do meio ambiente a partir dessa semana. O “Seminário de Gestão e Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM” acontece nos dias 13 e 14 de junho, na sede da associação de pescadores do município. O evento reunirá pessoas e organizações envolvidas com a gestão de recursos naturais na região, que faz parte de uma das maiores unidades de conservação da Amazônia: a Reserva Mamirauá.
“É um seminário para discutir conservação e gestão da Reserva Mamirauá. Tentamos integrar todas as instituições que têm projetos ou trabalham de alguma forma na reserva”, explica a diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Isabel Soares de Sousa. “A ideia é discutir temas com foco na conservação de espécies, como jacaré-açu, pirarucu, peixe-boi, quelônios em geral e também agricultura e recursos madeireiros e não-madeireiros”.
Para compartilhar suas atividades e tratar de assuntos de conservação e manejo, técnicos e pesquisadores de diversas áreas do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estarão no seminário.
O evento é uma colaboração entre o Instituto Mamirauá; a Associação dos Moradores e Usuários da RDSM (Amurmam); o Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); a Fundação Amazonas Sustentável (FAS); Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM); e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Fonte Boa (IDSFB).
Lideranças comunitárias da região de Fonte Boa, e representantes de cerca de vinte instituições locais de organização comunitária, entre associações de agricultura, pesca, movimento indigenista e universidades, e secretarias municipais farão parte do evento. “O seminário é uma demanda, em primeiro lugar, comunitária”, afirma o técnico do Instituto Mamirauá, Luciano Régis Cardoso. “Vamos fazer uma metodologia participativa para levantar da população essas informações de impressão de como estão sendo as assessorias técnicas de cada órgão e a gestão, além dos obstáculos, possíveis aportes e cooperações entre as instituições”.
“A partir daí a meta é construir uma agenda coletiva entre instituições para não haver sobreposição de atividades, unir esforços e melhor atender as comunidades da Reserva Mamirauá”, complementa Isabel Soares de Sousa.
O “Seminário de Gestão e Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – RDSM” tem apoio da Associação de Pescadores de Fonte Boa e da prefeitura desse município.
Texto: João Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário