terça-feira, 29 de maio de 2012

Cooperativismo cresce em Guajará



O prefeito de Guajará, Manoel Hélio Alves de Paula, e o presidente da CoopGuajará, Jesuito Dias Tavares, estiveram reunidos hoje, 29, com o presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães Jr, o superintendente do Sescoop-AM , Adriano Fassini, e o presidente da Fecoop Norte, José Merched Chaar, para firmar parcerias entre o Sistema OCB/Sescoop-AM, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), o Banco da Amazônia e a CoopGuajará para planejar o crescimento do cooperativismo no município de Guajará.

Manoel Hélio se disse muito satisfeito com o encontro e com o compromisso demonstrado pelo Sistema OCB/Sescoop-AM com o crescimento do cooperativismo no município de Guajará.

Segundo Manoel Hélio, a parceria que a prefeitura de Guajará estabeleceu com a CoopGuajará já começou a mostrar excelentes resultados na economia do município. Ele disse que, por intermédio da cooperativa, já conseguiu negociar 30 toneladas de farinha produzida pelos cooperados para compor a merenda escolar do estado. Além disso, abriu mercado para os produtos no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, e em outros estados brasileiros, através da BR 364, ação que tirou o município do isolamento. “Agora vamos poder escoar toda a produção de Guajará pela BR e vendê-la em outros estados do Brasil e até mesmo nos países vizinhos, gerando mais renda e dando melhores condições de vida à nossa população”, disse.

O presidente da CoopGuajará, Jesuito Dias Tavares, disse que as 30 toneladas de farinha vendidas por intermédio da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável) e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), foi o primeiro negócio da cooperativa. “O nosso projeto é transformar a CoopGuajará em uma marca forte e de referência em negócios no Amazonas e melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Jr., disse que reuniu com representantes do IDAM e discutiram a viabilidade de elaborar um projeto com o órgão para agregar valores aos produtos e empacotá-los no próprio município, tendo em vista que atualmente esse trabalho é feito em Manaus.

Petrucio Magalhães acrescentou que existe uma linha de crédito voltado para agricultura familiar e o cooperativismo. Segundo ele, o IDAM garantiu o apoio e o Sescoop-AM fará a capacitação para o melhoramento da qualidade do produto. “A OCB-AM será parceira da prefeitura de Guajará, do IDAM e da CoopGuajará na ampliação das atividades”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário