terça-feira, 29 de maio de 2012

Demanda da casca de soja é de 60 toneladas dia

Nesta segunda-feira no auditório Natanael Bento Rodrigues, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi constituída a criação de uma Comissão Especial. O grupo de trabalho realizou um documento de convocação para próxima segunda-feira (04) de junho, ao presidente do grupo Amaggi, Waldemir Ivia Loto.

A pauta para tem por objetivo tratar do aumento da quantidade de casca de soja para os produtores rurais amazonenses, no qual a demanda é de 60 toneladas dia, e a regularidade no fornecimento de farelo de soja.
Dirigentes da Hermasa, do Grupo Amaggi, localizada no município de Itacoatiara, não compareceram à reunião para debater o aumento no repasse, que nesse momento é primordial para o setor primário do Amazonas.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, a demanda dos produtores rurais é urgente. “Já foram formalizados os ofícios para que os representantes do setor primário recebam algum posicionamento, com relação ao fornecimento. Tanto a casca de soja, como o farelo de soja, itens que nesse momento é indispensáveis para suplementação alimentar do gado e do setor de avicultura”, afirmou.

Também foi enviado outro ofício, ao secretário da Fazenda, Isper Abrahim. E ao superintendente do Instituto Brasileiro do Meio ambiente (Ibama), Mário Lúcio Reis, pedindo a cópia do instrumento de autorização do aproveitamento florestal da madeira presente no Linhão de Tucuruí, no qual foi debatido no último dia 24 de maio, em Audiência Pública.

De acordo com o deputado estadual Sinésio Campos (PT), “O Grupo Amaggi, tem o ICMS com incentivo de 100% garantido, é necessário que ela seja mais sensível com o setor primário, principalmente nesse momento de cheia, o grupo de trabalho quer ouvir a posição da mesma”, disse.

A Comissão Especial conta com o apoio do deputado estadual e presidente da casa, Ricardo Nicolau (PSD), os deputados, Sinésio Campos (PT), Marcelo Ramos (PSB), Marcos Rotta (PMDB) Orlando Cidade (PTN). O grupo de trabalho é constituído pela (Faea), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Associação dos Avicultores do Amazonas (AVA), Associação dos Pecuaristas do Amazonas (APA), Secretária de Fezenda (Sefaz), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Prefeitura de Itacoatiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário