segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia do Agricultor é comemorado na ALEAM





Diárcara Ribeiro (texto e foto)
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Para comemorar o Dia do Agricultor (28 de julho), uma sessão especial foi realizada na Assembléia Legislativa do Amazonas - ALEAM, de autoria do deputado Luiz Castro (PPS). Estiveram presentes produtores rurais, pecuaristas e representantes de Instituições. Durante a solenidade cinco produtores rurais foram homenageados representando os demais. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas- FAEA, Muni Lourenço, pontuou os investimentos que o setor primário vem recebendo. “Estamos vivenciando a modernização da atividade agropecuária no Amazonas, tirando o trabalhador rural da enxada, com os incentivos para a mecanização agrícola. Projetos como o Amazonas Rural, vão impulsionar a economia do Estado”, avaliou. Os pleitos conseguidos através da FAEA, para ajudar o produtor rural que este ano sofreu perdas que ultrapassaram R$ 100 milhões, devido a cheia recorde, também foram ressaltadas. “Conseguimos vários pleitos, como o aumento do fornecimento da casca e farelo de soja. A redução da carga tributária de 5% incidente sobre as operações realizadas por frigoríficos e abatedouros de animais, para 1%, e a criação pelo Governo do Amazonas da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf)”, afirmou Lourenço que agradeceu os parceiros que ajudam a desenvolver a atividade primária, como a CONAB e ADS.

O presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de Autazes (COOPLAM), Manuel Maia, 56, recebeu o um título em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em sua propriedade e na cooperativa, como também, o professor que tem uma propriedade rural em Rio Preto da Eva, Agenor Muca de Souza, o agricultor Expedito Santana de Souza, e dois técnicos do MAPA.

O parlamentar Luiz Castro, disse que não poderia deixar a data passar em branco, e que se sente orgulhoso de ser um apoiador dos produtores. “Hoje nós temos pequenos e grandes agricultores conscientes no Estado, que sabem que é preciso aproveitar as áreas que já foram desmatadas. Existe o desafio da assistência técnica, antes de punir os que precisam de oportunidade”, disse Castro.






Diárcara Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário