Em visita ao distrito de Iauaretê situado no município de São Gabriel da Cachoeira a 852 km de Manaus no dia 08 deste mês o secretário da produção rural e abastecimento, Eron Bezerra, conversou com o movimento indígena local sobre o incentivo que o governo do estado oferece as populações tradicionais para que tenham condições de produzir alimentos para autossustentação e exportação. “Estou aqui representando o Governador Omar aziz e quero informar que ele tem determinação para resolver os problemas do estado e que se comprometeu em fazer a estrada da cachoeira do Ipanoré, que vai facilitar a vida da comunidade, já que não será mais necessário adentrar na mata carregando seus produtos”.
Eron lembrou-se também que muitos avanços já foram conquistados pelos movimentos indígenas, como a demarcação de terras, por exemplo, mas questionou-se quanto ao que tem sido feito com essa regularização. “Não é mais possível viver da caça e da pesca, nós precisamos discutir essa nova realidade, é preciso organizar a atividade produtiva é aí que entra a cooperação entre Idam e Sepror”. Aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes os projetos desenvolvidos pelo governo através da Sepror, tais como: Sargento Agrário, Agricultura Indígena e o Projeto Rio Negro, que ainda está em fase de elaboração.
A Secretária de Planejamento, Sônia Alfaia, que também esteve presente na reunião os orientou no sentido de que procurassem o os técnicos do Idam local para orientações sobre o programa de agricultura indígena e quanto a possibilidade de fortalecimento da produção através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS). “Vocês podem contar com a Sepror para desenvolver um bom programa de agricultura no distrito”.
Também participaram da reunião representantes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn); Organização das Nações Indígenas do Alto Rio Papuri (Oniarp); Organização Indígena do Centro de Iauretê (Oici);União da Nações Indígenas do Distrito de Iauretê(Unidi);Associação Indígena de Saúde Pública de Iauretê (Aispi), entre outros movimentos indígenas.
Foirn
A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – Foirn é uma associação civil sem fins lucrativos, sem vinculação partidária ou religiosa, fundada em 1987. A Foirn tem como missão defender os direitos dos povos indígenas que habitam a bacia do Rio Negro localizada no Noroeste Amazônico, estado do Amazonas, Brasil. É composta de 89 associações indígenas de base que representam cerca de 750 aldeias. Sua área de abrangência corresponde a 108 milhões de km2, onde vivem mais de 35 mil índios, pertencentes a 23 grupos étnicos, representantes das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku.
Nenhum comentário:
Postar um comentário