quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sistema OCB/Sescoop-AM participa da execução do Projeto Vira Vida

Notícias - 29/01/2013
 
Foto por: Priscilla Torres/Coopcom

Adriano Fassini, coordenadores do projeto e representantes de cooperativas
Sistema OCB/Sescoop-AM participa da execução do Projeto Vira Vida


O Sistema OCB/Sescoop-AM, representado pelo superintendente, Adriano Fassini, recebeu nesta terça-feira, 29 de janeiro, membros do Projeto Vira Vida. A reunião tem como objetivo inserir as cooperativistas nas ações que serão desenvolvidas pelo projeto.

O projeto é financiado pela direção nacional do Sesi e tem como objetivo formar parceria nas ações de defesa dos direitos humanos de crianças, jovens e adolescentes vítimas de exploração sexual.

Adriano Fassini declarou que é de extrema importância a inserssão das cooperativas no projeto Vira Vida, pois esse modelo de ação social se adequa nos princípios cooperativista de atendimento as comunidades, e o Sistema OCB/Sescoop-AM vai estudar como ajudar na execussão do projeto.

“Ficamos muito satisfeitos com o modelo apresentado pelos coordenadores e pretendemos participar dessa empreitada, principalmente com a participação das cooperativas amazonenses”, finalizou o superintendente.  

A coordenadora técnica do projeto, Silvane Almeida, disse que, uma das principais metas da iniciativa é a de inserir no mercado de trabalho jovens, entre 16 e 21 anos. Para isso, formalizou-se um cronograma com a oferta de cursos que atendam as necessidades do mercado, visando beneficiar as pessoas envolvidas no processo de recuperação. “Entendemos que a capacitação do jovem é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social da família como um todo”, disse a coordenadora técnica do projeto.

Participam da reunião, o superintendente do Sescoop-AM, Adriano Fassini, a gerente da Uniodonto Manaus, Fernanda Gonçalves, a assessora de qualidade da Coopenure (Cooperativa dos Enfermeiros de Urgência e Emergência do Amazonas), Gisele Torrente, representando a diretora presidente, Hadelândia Milon de Oliveira, a coordenadora técnica do projeto, Silvane Almeida, o pedagogo, Frank Leno Encarnação, a psicologa, Edilaise Vieira e a assistente social, Sulamita Castro.
Benefícios - Os jovens participantes do projeto Vira Vida, além de receberem treinamento e acompanhamento psicossocial especializado, ainda contarão com alimentação, transporte e bolsa de estudo e encaminhamento ao mercado de trabalho, com promoção da transformação social e desenvolvimento humano dos participantes.
Desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, o programa ViraVida se constitui de um processo sócioeducativo, baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens.
A estratégia está focada em dois planos: interferir nas condições subjetivas que constituem os modos de ser, pensar e agir dos adolescentes e em suas condições objetivas de vida, incluindo situação familiar, de acesso à escola e à saúde, dentre outros direitos sociais básicos. O Programa é coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi e realizado em parceria sinérgica com instituições do Sistema S, incluindo Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop e Sest/Senat.


Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

Texto: Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário