terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sacarias de juta e malva serão compradas pela Conab

Sacarias de juta e malva serão compradas pela Conab
 
 

 O técnico de planejamento da Companhia Nacional de Abastecimento, do Distrito Federal, Ivo Naves, juntamente com o Superintendente Regional Thomaz Meirelles, visitaram a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), nesta segunda (25), para falar da compra de sacarias.


A cadeia produtiva da juta e malva no Amazonas está passando por um momento crítico, isto porque, os estoques nas cooperativas e indústrias estão lotados com sacarias de fibras vegetais, cerca de 400 toneladas. A atividade é a garantia de emprego para milhares de produtores rurais. O Amazonas é o maior produtor de juta e malva do país, são 12 toneladas produzidas por ano.


A Conab anunciou que vai comprar parte de juta e malva do Amazonas, a FAEA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB /AM), solicitaram através de ofício ao presidente da CONAB, Rubens Rodrigues Santos, informações sobre o início da aquisição.

O presidente da FAEA, Muni Lourenço, afirmou que “ A compra da Conab para a utilização nos estoques públicos, é uma medida de enorme alcance social e apelo ambiental, aguardada pelos milhares de produtores, cooperativas e indústrias.”


Visita

Na última reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais, Muni Lourenço participou da reunião representando a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ressaltou que um dos entraves para o setor de fibras é a sacaria oriunda da Índia e Bangladesh, relatando a dificuldade em competir com as condições daqueles países.


Lourenço convidou os participantes para ser feita uma visita técnica às áreas de produção de Manacapuru, e que um encontro seja realizado durante a Feira Internacional da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário