Sepror estrutura pólo de piscicultura em Humaitá
07/02/2013
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do interior do estado, a Secretaria de Produção Rural (Sepror) anunciou, nessa quinta-feira (7), em Humaitá, a linha de financiamento para a piscicultura do Pólo do Madeira. O secretário Eron Bezerra, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo e o Superintendente Estadual do Banco do Brasil Marcelo Palhano lançaram os investimentos no auditório da Prefeitura do município diante de 300 pessoas que estavam presentes.
A ação faz parte do programa Amazonas Rural, lançado ano passado pelo governador Omar Aziz, e tem como meta atingir a produção de 100 mil toneladas de peixe anualmente a partir da piscicultura. “A produção de peixe oriunda da pesca em rios é da ordem de 180 mil toneladas anuais. Iremos complementar essa produção com o pescado criado em tanques. E só com o pólo sediado em Humaitá queremos atingir 25 mil toneladas por ano”, destacou o titular da Sepror, Eron Bezerra.
Para atingir as metas, potencializar a atividade econômica nos municípios e elevar a renda da população do interior do estado, o Governo do Estado lança várias iniciativas. Somado aos financiamentos, que pretendem viabilizar projetos de aberturas de tanques, estão previstas construção de estações de alevinagem e doações de alevinos.
Acesso ao financiamento
A Sepror organizou todo o suporte técnico para que os produtores não tenham dificuldades em acessar o crédito para desenvolver a atividade econômica. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) ficará encarregada de receber e avaliar os projetos e os respectivos pareceres serão encaminhados as instituições financeiras. Embora a parceria prioritária seja com o Banco do Brasil, os piscicultores poderão buscar linhas de financiamento em outros bancos.
Projeto em execução na região do Madeira
Durante a passagem por Humaitá, o secretário Eron deixou claro que a linha de piscicultura do programa Amazonas Rural já é uma realidade no sul do Amazonas. Na ocasião, realizou a entrega de 10 mil alevinos a produtores do município e também de Manicoré e Canutama.
Além disso, Bezerra visitou a obra da Estação de Alevinagem que está em fase de conclusão ali. Dos 22 tanques previstos, 12 já estão construídos e todos com peixes sendo criados.
Oportunidade para desenvolver a economia dos municípios
O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, distinguiu a estruturação do pólo de piscicultura. “É o programa mais importante da gestão do governador Omar Aziz no sul do Amazonas”, destacou, lembrando que o projeto impacta positivamente na vida do produtor rural, que passa a elevar sua renda.
O cuidado com o meio ambiente foi um dos aspectos ressaltados pelo presidente da Associação de Pecuaristas e Produtores Rurais de Humaitá (Aprhuma), Nei Rossato. “O estímulo deixado por esse projeto permite que o produtor aumente seu ganho sem precisar agredir a floresta. Porque numa área necessária para criar um gado é possível criar centenas e até milhares de peixes e ter um lucro muito maior. Muitos pecuaristas já passaram a trabalhar com a piscicultura”, ponderou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário