terça-feira, 16 de abril de 2013

Técnicos do IDAM participam de treinamento sobre o sistema DOF




16/04/2013 - Paula Vieira

Nove técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Novo Airão e do escritório central em Manaus, estiveram reunidos ontem,15, para participar de uma capacitação sobre o Sistema de Documento de Origem Florestal (DOF), realizada na sala de treinamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O objetivo foi capacitar os engenheiros florestais e técnicos na operacionalização do sistema DOF com intuito de proporcionar ao público que trabalha com a extração de madeira um ótimo serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos planos de manejo florestal licenciados.
De acordo com o gerente de Apoio à Produção Florestal Madeireira, Eirie Gentil Vinhote , até o mês de março foram licenciados 21 planos de manejo em pequena escala, nos municípios de Boa vista do Ramos, Manacapuru, Novo Aripuanã , Pauini, Rio Preto da Eva e Tefé, o que representou um volume total de 4.615,41 de madeira em tora, que depende do sistema DOF para regularização do transporte e comercialização.
A capacitação foi conduzida pelo analista ambiental, Max Campos, que utilizou um simulador do programa DOF, onde os participantes puderam aprender na prática como operacionalizar o sistema.




DOF – Implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, Portaria MMA nº 253 de 18 de agosto de 2006. Consiste em um documento de origem florestal, emitido pelo Sistema DOF, sendo uma licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento dos produtos e subprodutos florestais de origem nativa, inclusive o carvão vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário