sexta-feira, 3 de maio de 2013

Embrapa promove seminário de agroecologia




01-05-2013


A agência em Parintins da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realiza de 2 a 4 de Maio na Ilha Tupinambarana o III Seminário de Agroecologia do Baixo Amazonas. O evento será realizado no auditório da UEA/Parintins, Universidade do Estado do Amazonas, e tem como tema “Mostra de Estudos Agroecológicos”,
O seminário de agroecologia é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Agroecologia, da Articulação Nacional de Agroecologia, da Comissão Pastoral da Terra e da Embrapa Amazônia Ocidental. São parceiros do seminário a UEA/Parintins, Ufam/Parintins, Prefeitura de Parintins, Diocese de Parintins, Ifam (Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amazonas) e Cootempa (Cooperativa Técnica Agropecuária e Multiprofissionais de Parintins).

Durante o evento serão realizadas diversas atividades como mostras de estudos agroecológicos, projetos, lançamento de livros, painéis, palestras, curso e debates voltados para o tema do seminário. Todas as atividades mostraram a importância e as atividades da agroecologia na Amazônia.
O vice-presidente da ABA, Nestor Lourenço (foto), veio à Parintins para participar do seminário e destacou a importância de se discutir sobre a agroecologia na região, principalmente devido às características agroecológicas da Amazônia. “O seminário é importante para o Baixo Amazonas porque ele traz aqui um respeito aos tipos de agriculturas que são feitas aqui no Baixo Amazonas; faz um reconhecimento da agricultura familiar e nós trabalharmos com alimentos saudáveis”, ressalta Nestor. Para ele, outra importância do seminário é possibilitar a troca de experiências e o repasse de técnicas e tecnologias atuais utilizadas na agroecologia.
Segundo Lourenço, o brasileiro consome cerca de 4kg de agrotóxicos por ano e é preciso mudar essa realiza, uma vez que a agroecologia preconiza a utilização e consumo de alimentos saudáveis.
Agroecologia é definida por ecologia dos sistemas agrícolas (agro + ecologia). Neste caso, Agroecologia se refere especificamente ao meio natural e a toda e qualquer forma de produção agrícola. É entendida como área de conhecimento social e culturalmente construída, demarcando um novo foco de necessidades humanas, o de orientar a agricultura à sustentabilidade, no seu sentido multidimensional (semanadeagroecologiaufrj.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário