sexta-feira, 3 de maio de 2013

Agricultores são beneficiados com açoes itinerantes de ATER




03/05/2013 - Núbia Pereira
Uma ação itinerante realizada pela Unidade Local (Unloc) do Idam/Barcelos permitiu que agricultoras familiares, das estradas Frei Boa Ventura, Central, Elói, Barcelos Caurés e de diversos ramais fossem atendidos com diversos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
A ação, também foi estendida aos pescadores, extrativistas e indígenas das comunidades Distrito de Moura, Cumaru, São Luís, Boa Vista, Bulixu, Ponta da Terra, Piloto, Lago Ataiana, Manacauaca, Dom Pedro II, Cauburis e Lago Grande. No total, 230 agricultores assistidos pelo Idam e que tinham dificuldades para chegar até a sede do  município, foram contemplados.
Ação social, reuniões e visitas técnicas, procedimentos para a aquisição da Carteira do Produtor Rural; Preenchimento de formulários das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAO), informações sobre crédito rural da Agência de Fomento do Amazonas – Afeam e cadastro de agricultores e pescadores no Programa de Aquisição de Alimentos/PAA-Sepror/Idam, foram alguns dos serviços executados.
De acordo com a gerente da Unloc/Idam, Gilciane Plácido, o objetivo da ação foi facilitar o processo de obtenção dos documentos referentes às atividades agrícolas.
“O evento foi oportuno para esclarecer o nosso público, sobre o acesso aos programas que fazem parte das políticas públicas em contribuição da geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares”, disse a gerente. 



Na ocasião, foram cadastrados 60 agricultores no PAA. Serão comercializados banana pacovã, banana prata, banana maçã, pupunha, macaxeira, açaí (fruto), cupuaçu (fruto), abacaxi, goiaba, limão, frango caipira, batata cará, cebolinha, pimenta de cheiro, coentro, maxixe, jerimum, couve, alface, milho verde.
A ação foi desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Ação Social, Obras e Transportes e Produção e Abastecimento.
Para a gerente do Idam, a ideia é melhorar a produção agrícola do município de Barcelos. Ela garantiu apoio aos agricultores familiares, de forma individual, e, também, por meio das Associações que estão sendo legalizadas para terem acesso aos programas de comercialização de produtos agrícolas, atuantes no município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário