03/05/2013 - Núbia Pereira
O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, visando garantir melhor qualidade de vida para os agricultores familiares, não vem medindo esforços para encontrar formas eficazes, baratas e eficientes de implementar um conceito de sustentabilidade na agricultura. No município de Pauini, a equipe técnica da Unidade Local (Unloc) do Idam realizo no período de 19 a 27 de abril, visitas a Aldeia indígena Mipiri (da etnia apurinâ), e as comunidades Alegrete e Atalaia (localizadas no rio Purus).
Na ocasião foram desenvolvidas metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal (Aterf). Reuniões, palestras, georreferenciamento e fomento de sementes de hortaliças, fizeram parte da programação.
Segundo o gerente do Idam, Remildo Ribeiro, orientar e qualificar melhor o homem do campo, oferecendo meios e ferramentas para a utilização de técnicas modernas e menos agressivas em suas plantações, é um dos objetivos do Idam que, tem trabalhado, incansavelmente, para conscientizar os agricultores a utilizarem menos defensivos químicos e ajudarem na redução do desmatamento da mata periférica as áreas agricultáveis.
O momento, também, foi oportuno para os agricultores tirarem dúvidas, principalmente sobre processo de crédito rural, aposentadoria rural, benefícios do salário maternidade e carteira do produtor rural, que permite ao agricultor, acesso a uma série de vantagens, entre elas, desconto de 10 a 17 por cento em aquisições de insumos e equipamentos agrícolas.
Para a equipe da Unloc/Idam o evento foi considerado sucesso, uma vez que o contato in loco com o agricultor familiar, permitiu avanços de metas para melhoria das atividades no campo.
PAI
No último dia 25, quinta-feira, a equipe técnica da Unloc/Idam participou da reunião que estabeleceu ação conjunta entre o Instituto e o Pronto Atendimento Itinerante (PAI), coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas).
O evento teve a presença de várias autoridades locais, como o prefeito Antonio Justo salvador.
Na oportunidade foi citada a grande parceria que o Idam desempenha nas atividades de apoio ao processo de benefícios dos agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais.
O gerente da Unloc/Idam, reforçou o empenho da equipe local, visando a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário