Presidente Figueiredo produzirá peixe de forma sustentável
O Governador Omar Aziz e o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, assinaram na manhã desta Sexta-feira 3 de maio, um convênio entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Prefeitura de Presidente Figueiredo para o desenvolvimento da produção de peixes de forma sustentável.
O convênio prevê a construção de 300 hectares de lâminas d’água para piscicultura no município. De acordo com o secretário da Sepror, Eron Bezerra, a parceria pretende incrementar a produção do pescado e capacitar todos os produtores cadastrados no município para produzir sem degradar o meio ambiente. “Presidente Figueiredo tem capacidade de se transformar no maior produtor de peixe em cativeiro do Amazonas”, disse Eron.
Com apoio técnico do projeto Residência Agrária, lançado pelo governador Omar Aziz e que prevê a contratação de profissionais para prestar assistência técnica aos produtores, serão construídas unidades de produção de viveiros escavados. A previsão é que o projeto esteja em atividade no prazo de dois meses.
Os pequenos produtores serão beneficiados com até um hectare de horas máquinas gratuitas, pagas pelo Governo Estadual e pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, totalizando 30 mil horas gratuitas de máquina na escavação dos tanques, sendo 20 mil horas subsidiadas pelo Governo e 10 mil horas, pela Prefeitura.
Com o projeto, que está inserido no programa estadual Amazonas Rural, o Governo pretende quadriplicar a produção de peixe naquele município, aumentando em 2.400 toneladas a produção que atualmente é de 500 toneladas ano. A previsão é beneficiar cerca de 750 famílias de produtores com a atividade.
Além de aumentar em quatro vezes mais a produção de peixe, o convênio também vai oferecer um aporte de assistência técnica credenciada e a inclusão dos piscicultores no programa Pró-insumo do Governo do Estado, para que os produtores possam comprar ração e calcário a preço subsidiado pela administração estadual.
Fonte: Sepror
Texto: Assessoria da Sepror
Nenhum comentário:
Postar um comentário