domingo, 23 de junho de 2013

CMM realiza sessão especial sobre cooperativismo e reinstala Frencoop

Tamanho da Letra   
Notícias - 21/06/2013
Foto por: Priscilla Torres/Coopcom

Cooperativistas e parlamentares reunidos na CMM em homenagem ao 40 Anos do Cooperativismo
CMM realiza sessão especial sobre cooperativismo e reinstala Frencoop
Com o lema “40 anos do cooperativismo amazonense: Uma história feita de gente”, cooperativistas, parlamentares e convidados prestigiaram a sessão comemorativa pela passagem das quatro décadas de fundação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta sexta-feira, 21 de junho. Na ocasião, foi instalada a Frencoop Municipal (Frente Parlamentar Municipal do Cooperativismo), presidida pelo vereador Elias Emanuel (PSB), que vai atuar nas proposições e encaminhamentos relacionados às demandas do cooperativismo ao Legislativo.
Durante o evento, cooperativistas de todo o Estado lotaram o plenário Ruy Adriano Jorge e algumas cooperativas receberam certificados de mérito pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo e à sociedade amazonense, nos ramos de transporte fluvial (Coopacamdaf), crédito (Sicoob Credfaz Manaus), artesanato (Coopamart), transporte executivo (Fecootram e Cooptal) e táxi (Golfinho). Representantes de cooperativas de Coari e Urucará compareceram ao evento.
A mesa da solenidade foi comppsta pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, o superintendente do Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, os vereadores Elias Emanuel (PSB), o presidente da Federação das Cooperativas da Região Norte (Fecoop Norte), José Merched Chaar e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, além do presidente da Frencoop Estadual, deputado Luiz Castro.
Durante a solenidade, antes dos pronunciamentos, foi exibido um vídeo que relembrou o surgimento do cooperativismo no mundo e no Brasil. O material afirmou, inclusive, que onde se promove o cooperativismo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior em relação a locais onde ele não é executado.
Após a presentação do vídeo, o vereador Elias Emanuel, abriu a solenidade que empossou os vereadores componentes da Frencoop, como presidente, ele mesmo, Elias Emanuel, como vice-presidente, a vereadora Socorro Sampaio (PP), o vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), na função de secretário-geral, além de Mário Frota (PSDB), Hiran Nicolau (PSD), Professor Samuel (PPS) e Rosi Matos (PT).
Pronunciamentos - As considerações de cada um dos integrantes à mesa da solenidade foram unânimes em fazer referência às manifestações populares que vêm ocorrendo em todo País.
O presidente da Faea, Muni Lourenço, também destacou a união entre as duas entidades que lutam pelo fortalecimento do primeiro setor. “Muito me orgulha em ter a certeza que meu antecessor, Eurípedes Lins, e seu pai, Petrucio Júnior, o senhor Petrucio Pereira de Magalhães estarem agora, aplaudindo nossas ações e esperando que todos nós, agentes do processo, possamos melhoras as condições de quem vive do campo e atua no cooperativismo”, afirmou.
O presidente da Frencoop, vereador Elias Emanuel, falou que é grato pela oportunidade de ser um multiplicador do ideal cooperativista e que, junto com o deputado Luiz Castro, vai lutar por um espaço maior para o cooperativismo.
O deputado Luiz Castro falou que não poderia fugir das discussões políticas e que o país quer mudanças reais. “Muitos acreditam que políticos são iguais, mas muitos fazem o seu papel, que é o de não se preocupar primeiro com suas prioridades, mas com as demandas da população. Com relação ao cooperativismo, temos trabalhado bastante e buscamos cada vez mais resultado”, finalizou.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, em seu pronunciamento, comentou, com base em dados coletados junto à Frencoop Nacional, sobre o quanto é importante a colaboração do poder político no que tange à deliberação de políticas para o setor. “Em todo o Brasil, há 12 Frencoops estaduais e outras 78 Frencoops municipais e organizamos todos os nossos pleitos em agenda legislativa, a fim de buscarmos soluções. Para um trabalho efetivo, antes de tudo, acreditar que o cooperativismo é, para as sociedades cooperativistas, sinônimo de distribuição de renda, solidariedade e justiça social”, arrematou.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom - Cooperativa de Comunicação do Amazonas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário