A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) entregou nesta segunda-feira (24) 140 implementos agrícolas a 11 municípios do interior do Amazonas. Segundo o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, o investimento, na ordem de quase R$ 1 milhão, vai aumentar a produção desses municípios.
Os recursos para a compra dos implementos, segundo destaque do Secretário de Produção Rural, são provenientes de emenda parlamentar da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).
O secretário também lembrou que os produtores foram habilitados a operar as máquinas agrícolas. “Eles passaram por treinamento e estão qualificados para operar máquinas agrícolas e, futuramente, se quiserem podem até trabalhar profissionalmente nisso porque estão aptos para isso”, concluiu.
No total 20 comunidades foram beneficiadas com a entrega de kits de implementos compostos por um microtrator, distribuidor, carreta agrícola tipo madeira, encanterador, enxada rotativa, sucadeira e roçadeira agrícola. As máquinas irão auxiliar na produção dos municípios de Jutaí, Tapauá, Tonantins, Fonte Boa, Amaturá, Tabatinga, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá e Presidente Figueiredo.
A solenidade de entrega aconteceu no Parque de Exposição Eurípedes Ferreira Lins e contou com a presença de diversas autoridades entre prefeitos, parlamentares, secretários de estado, lideranças comunitária, o Governador em Exercício José Melo, a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira dama do Estado, Nejimi Aziz, e a autora da emenda, Senadora Vanessa Grazziotin.
Segundo a senadora Vanessa a ideia é que o produtor melhore sua qualidade de vida produzindo mais e em menos tempo. “Você tem aqui as políticas casadas que permitem melhorar a qualidade de vida de quem planta, aumentar a a produção de alimentos e ajudar na politica de preservação da floresta”, concluiu.
O presidente da Associação Comunitária Indígena da comunidade Nova Itália em Amaturá, o cacique Hosana Lucas Inácio Ticuna, um dos beneficiados, disse que com os implementos o tempo de produção da mandioca – principal cultura de sua comunidade – será reduzido de seis meses para apenas um mês e meio. Ele também garantiu que agora será possível plantar outras culturas como as hortaliças.
O governador em exercício José Melo ressaltou que o repasse desses implementos aos produtores é um exemplo de evolução da produção no Estado. “Não é simplesmente aposentar o machado, o terçado e a enxada, mas sim diminuí-los e mecanizar o máximo possível”.
Além dos 11 municípios, seis municípios da Calha do Madeira já foram beneficiados com a entrega de implementos no mês passado. O Governo do Estado, por meio da Sepror e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), entregou mais de 4.700 implementos, entre Grupos Geradores (11), Motor Estacionário (2.329), Motor Rabeta (1.379), Forno para casa de farinha (171), Catitu (100), Enxada, Machado, Pedra de afiar, Caixa de Isopor, Malhadeira, Kit Ferramenta (212), Kit Pescador (228) e Kits Sangrias (86) aos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário