O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), entrega nesta terça-feira, 18, no município de Jutaí, 142 Kits Sangria para famílias de seringueiros que atuam na extração da borracha. A ação faz parte do Programa Amazonas Rural e está inserida dentro do projeto de Revitalização da Borracha no Amazonas. A entrega dos kits acontece no Ginásio Padre João, às 10h.
Serão entregues 142 kits para novos seringueiros para potencializarem o trabalho que já desenvolvem. Algumas famílias inscritas no programa nunca trabalharam na extração do látex, mas se interessaram em fazer parte do projeto a partir do investimento do Governo em tecnologia, o que possibilitou a substituição de equipamentos prejudiciais à saúde, como a poronga, por lanternas de led e a aplicação de cursos de capacitação sobre novas técnicas de corte da seringueira.
O projeto de revitalização da borracha prevê a entrega de 2.000 kits para atender o Estado, neste ano. Já receberam os kits sangria os municípios de Santa Izabel do Rio Negro (95), Eirunepé (402) e Manicoré (226). De acordo com o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, com a expansão da produção, o Estado terá condições de atender parte da demanda nacional.
Até 2014 a meta é chegar em 5 mil toneladas anuais. “Temos que saltar três vezes mais do que produzimos, daí porque estamos investindo em tecnologia para, também, melhorar a qualidade de vida dos seringueiros. Só com trabalho poderemos alcançar essa meta, daí porque o investimento”, ressaltou Eron Bezerra.
Investimento - O investimento para aquisição dos kits sangria é de R$ 1,5 milhão e é realizado em parceria com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). O Governo do Amazonas é responsável pela liberação de R$ 1 milhão e o CNS pelo restante do valor. O projeto é implementado com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
Para isso, a Sepror também trabalha para estimular o ingresso de novos seringueiros na cadeia produtiva e resgatar àqueles que já haviam abandonado essa atividade econômica. Dos 1.725 produtores de 18 municípios, a meta é chegar a 10 mil seringueiros de 28 municípios do interior do Estado.
Maior produtor de borracha – O município de Manicoré é o maior produtor de borracha do Estado, seguido de Eirunepé, Lábrea, Boca do Acre, Carauari e Itacoatiara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário