Para festejar a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo e os 40 anos do Cooperativismo no Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou no fim da manhã desta quarta-feira, dia 3 de julho, Sessão Especial a partir de propositura do presidente da Frencoop-AM (Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas, deputado estadual Luiz Castro. A solenidade foi encaminhada pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto.
Prestigiada pela secretária de governo, a deputada federal Rebecca Garcia, que representou o governador do Estado, Omar Aziz, da vice-presidente da Frencoop Municipal, vereadora Socorro Sampaio e o secretário geral da Frencoop Municipal, vereador Rosivaldo Cordovil, a sessão também contou com as presenças da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), na pessoa de seu presidente, Muni Lourenço e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Valdelino Cavalcante, além do superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini e do presidente da Feccop Norte, José Merched Chaar.
Como não poderia ser diferente, dezenas de cooperados de entidades filiados ao Sistema OCB/Sescoop-AM) deram contribuição ao evento com suas presenças. Vindos de várias zonas da cidade e também de municípios interioranos, como Coari, Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba, eles foram lembrados nos pronunciamentos do presidente da Frencoop Estadual, Luiz Castro e do presidente do Sistema OCB-Sescoop, Petrucio Magalhães Junior.
O deputado Luiz Castro afirmou que há quatro décadas, iniciou-se uma semeadura com as cooperativas e que atualmente, mesmo com as distâncias e demais urgências no que tange às leis que beneficiariam que ainda não foram efetivamente instituídas, o cooperativismo vem se fortalecendo politicamente. “Vamos colocar em pauta para discussão já nos próximos dias, a Emenda à Constituição Estadual que inclui um capítulo para o cooperativismo, abrangendo os investimentos e fundo de apoio às micro e pequenas empresas, que também deve beneficiar as cooperativas. Esse foi um compromisso assumido pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto”, revelou.
Já o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Junior, usou de analogia para falar do progresso do cooperativismo no Estado, a partir do encontro das águas. Para ele, a OCB-AM fundou a ideia no cooperativismo no Amazonas e o Sescoop, criado há 13 anos no Estado, ajudou a promover e aprimorar os conhecimentos de quem se utiliza da ferramenta cooperativa. “São 40 anos de uma história escrita por gente, e vocês, que estão aqui, são agentes desta ação”, ressaltou.
Petrucio não se ateve somente a agradecer, mas a mostrar, por meio de números os resultados das ações de qualificação dos cooperados. “Já são mais de 50 mil cooperados qualificados, mais de 3 mil ações sociais que envolvem a prática da governança e mais de R$ 11 milhões em investimentos voltados para o desenvolvimento dessas cooperativas e seus cooperados”, enumerou.
Reconhecimento - Petrucio Magalhães Júnior recebeu uma placa comemorativa aos 40 anos do Cooperativismo no Amazonas e uma medalha, pessoalmente, pelos relevantes serviços prestados à sociedade frente à instituição cooperativista.
A vereadora Socorro Sampaio, vice presidente da Frencoop Manaus (Frente Parlamentar Cooperativista Municipal), assumiu a tribuna da Aleam para dizer que o cooperativismo é um segmento que já deu certo no Amazonas e precisa seguir em frente para ficar ainda mais forte com a união e o empenho das pessoas com o proposito de transformar o setor no diferencial da economia do Estado. “As minhas mãos estão estendida para lhes ajudar. Vem comigo, que juntos somos mais fortes para vencer qualquer obstáculo. Assim é o cooperativismo”, afirmou a vereadora.
Em seu discurso, o presidente da Faea (Federação da Agricultura do Estado do Amazonas), Muni Lourenço, disse que é muito importante a parceria com o Sistema OCB/Sescoop-AM durante esses 40 Anos em defesa do ramo agropecuário, que a cada ano apresenta um expressivo crescimento em número de cooperativas e principalmente de cooperados. Ele também falou da força que o Sescoop-AM trouxe ao Estado, capacitando pessoas para atuarem em todos os setores produtivos. Muni, lembrou um pouco da história do Sistema OCB/Sescoop-AM, que segundo ele, começou na sede da Faea com seu antecessor, Eurípedes Lins, onde nasceu o cooperativismo no Amazonas. “No livro da história da federação, um capítulo será sempre destinado a fundação da OCB-AM, que abrigou a primeira semente do cooperativismo amazonense”, declarou o presidente.
Homenageados - Entre os demais agraciados, o superintendendo do Sistema OCB/Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini e as cooperativas Agrofrutas Tarumã, Cooperativa de Turismo Ambiental com Base Comunitária da Amazônia (Solinegro), Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone), Cooperativa de Transporte Urbano do Estado do Amazonas (Cvtram), Federação das Unimeds da Amazônia (Fama) e Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob Credempresa).
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopam - Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário