quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Senado aprova projeto que reconhece profissão de vaqueiro no Brasil

Foi aprovado ontem (24) pelo Senado, um Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta a profissão de vaqueiro no Brasil. O vaqueiro representa um personagem de grande importância na fazenda. Com um trabalho árduo e contínuo ele dedica grande parte do seu tempo para cuidar dos animais.
Para o médico veterinário do IDAM, Hilário Ramiro de Abreu Filho, essa regulamentação é o reconhecimento do trabalho realizado por esses profissionais. Nos municípios do Amazonas todos os anos o IDAM em parceria com a Secretaria de Produção Rural (Sepror) realiza diversas capacitações com objetivo de repassar conhecimentos práticos visando facilitar o trabalho diário do vaqueiro.
A nova lei muda às condições de quem lida com bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Eles passam a ter direito a carteira de trabalho assinada e seguro de vida, direitos que antes não tinham.
De acordo com o gerente de Apoio a Produção Animal do IDAM, Sebastião Dias de Mendonça, o vaqueiro é indispensável no trato com o gado, seja ele de corte ou leite. “O profissional contribui para o conforto do animal, trabalha para preservar a qualidade dos produtos de origem animal, além de preservar a segurança alimentar e nutricional da população”, enfatizou Mendonça.
Mendonça ainda destacou que com a regulamentação da profissão a qualificação será indispensável. É preciso que o vaqueiro esteja devidamente treinado e habilitado para exercer a função.
O projeto agora precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
 Fonte: Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário