sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sistema FAEA-SENAR em parceria com o IBGE e OCB lançam cartilha com dados estatísticos agropecuários

 

 Data: 27/09/2013 
  
   
 
Durante o V encontro do Cooperativismo Agropecuário, realizado no Hotel Da Vinci, nesta quarta-feira (25 de setembro), foi lançado a cartilha 'Nova Abordagem aos Dados Estatísticos da Agropecuária no Amazonas', fruto do trabalho do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA-AM). O lançamento foi feito pela parceria entre as instituições: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Sistema OCB-Sescoop/AM.

A cartilha foi desenvolvida com o objetivo de divulgar os dados de uma forma didática; Nela o leitor encontra dados de culturas temporárias, permanentes, do extrativismo vegetal, pecuária, pesca; Como também ranking dos municípios produtores do Amazonas em 2012 e produção específicas como: malva, açaí, castanha do Brasil, ovos. A cartilha também contém dados dos rebanhos.

Durante o encontro o presidente da FAEA, Muni Lourenço, avaliou a trajetória do cooperativismo no Amazonas, destacando a atuação do presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães. "Hoje a cooperativismo está mais fortalecido; Em vários momentos estamos caminhando juntos em vários pleitos, essa parceria têm gerado bons frutos para o setor primário".

Para Petrucio Magalhães, o cooperativismo tem contribuído para políticas públicas, que não fazem assistencialismo, destacou também os índices de desenvolvimento do setor primário nos últimos anos. "Hoje o setor primário já representa 7% do Produto Interno Bruto, já temos 54 cooperativas agropecuárias. Neste evento vai ser debatido as demandas e necessidades que as cooperativas possuem", disse. O evento que acontece em Manaus conta com oficinas e palestras.


Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário