sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Manejo Sustentável de jacarés ganha destaque em programa de rádio

FOTO EDUARDO CONDE RADIO CULTURA
Manejo sustentável de jacarés foi o tema abordado hoje, 30 de janeiro, no programa Bom Dia Amazônia da rádio Cultura. O entrevistado foi o biólogo Eduardo Conde de Moura do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).
 O biólogo explicou que o jacaré não está mais na lista dos animais em extinção. Segundo ele, a proteção do animal resultou no crescimento da população, exemplo disso, é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), onde apenas em um setor existem mais de 14 mil animais.
 A resolução CEMAAM nº. 008 de 23 de junho de 2011, permite que jacarés oriundos de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Amazonas sejam manejados comercialmente por povos tradicionais. Esta ação favorável ao uso sustentável deste recurso natural permite que o governo do Amazonas por meio do IDAM canalize esforços para viabilizar a cadeia produtiva para o manejo de jacarés, inicialmente na RDS Mamirauá .
MANEJO SUSTENTÁVEL DE JACARÉS
De acordo com Eduardo Moura, o manejo sustentável comercial de jacarés analisa parâmetros biológicos como a distribuição, abundância e estrutura dos tamanhos das populações de jacarés. Além disso, é necessário identificar as áreas preferenciais que as fêmeas estão realizando nidificação (construção de ninhos). “Sendo assim, propõe-se o uso sustentável de uma parcela da população de jacarés em locais definidos como áreas de comercialização e outra parcela em áreas de proteção”, explicou Moura.
Os modelos seguidos para o manejo sustentável de jacarés são padronizados e consideram princípios ecológicos fundamentais para a região Amazônica, obedecendo à legislação vigente para o manejo extensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário