segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Guia Alimentar: conselheira é entrevistada pela Rádio Nacional




A conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Anelise Rizzolo, concedeu entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, na última quinta-feira (20), sobre o novo Guia Alimentar da População Brasileira que está recebendo contribuições por meio de consulta pública. O Guia, edição 2014, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), orienta a população sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável.
Em entrevista ao programa Amazônia Brasileira, apresentado pela jornalista Beth Begonha, a conselheira Anelise Rizzolo afirmou que o Guia Alimentar é um documento importante para o Brasil deixar claro e de forma objetiva o que é a alimentação adequada e saudável.
Anelise Rizzolo ressaltou que o Guia deve contemplar as múltiplas relações e condições que envolvem as escolhas alimentares, visando propor alternativas saudáveis, éticas, economicamente viáveis e sustentáveis para o sistema agroalimentar.
De acordo com a conselheira, é fundamental que o guia dialogue com problemáticas geradoras de insegurança alimentar e nutricional, como o uso abusivo de agrotóxicos e a regulação da propaganda de alimentos ultra-processados, sinalizando o papel das políticas públicas para seu enfrentamento. A gente tem hoje uma perspectiva de implementar uma Política Nacional de Agroecologia para ter alimentos mais saudáveis. Então, esse guia tem que dar alguns nortes para que a gente possa verificar possibilidades e escolhas de alimentos agroecológicos ou orgânicos, disse a conselheira.
A consulta pública estará aberta até o dia 7 de maio. Para participar, basta acessar o endereço eletrônico: www.saude.gov.br/consultapublica. As contribuições serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e poderão constar do documento final.
Clique aqui e confira a entrevista!
Fonte: Com informações da EBC/Rádios

Nenhum comentário:

Postar um comentário