quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Presidente da FAEA reforça pleito para conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico da Sub-Região do Purus




Somente após a finalização do ZEE, pelo governo estadual, poderá
ser iniciado o ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático)
de responsabilidade do governo federal/EMBRAPA e
parceiros. Somente o AM e AP não possuem culturas amparadas
pelas portarias do MAPA.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR




O Termo de Cooperação Técnica pelo Desenvolvimento Sustentável, do Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS),enviado aos municípios do Amazonas, foi tema de reunião nesta terça-feira (25/02) com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, que foi acompanhado do presidente do Sindicato Rural do Sul do Amazonas (SINDISUL) e do prefeito do município de Apuí, Adimilson Nogueira.

Após o tema, Muni Lourenço, também pleiteou com a secretária da SDS, Kamila Amaral, a conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da Sub-Região do Purus, que foi instituído pela Lei Estadual e encaminhada à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) em 2011.

Lourenço ressaltou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o termo já assinado pela FAEA da cooperação para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável. “O ZEE na área da BR 317 reforça que na localidade é realizada uma atividade produtiva consolidada, sendo muito importante sua conclusão para os produtores e pecuaristas que lá residem e exercem a atividade rural, o que irá por exemplo possibilitar a redução do percentual de reserva legal de 80% para 50%, para efeito de recomposição”. Outro pleito apresentado foi o início do Zoneamento Ecológico e Econômico da Sub-Região do Madeira.

A secretaria da SDS, Kamila Amaral, considerou justo o pleito da FAEA e determinou de imediato a técnicos da SDS a conclusão do Zoneamento do Purus e disse estar atenta aos pontos que ainda estão pendentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário