quinta-feira, 20 de março de 2014

41 municípios recebem primeira etapa da campanha contra a febre aftosa no AM

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), que faz parte do Sistema Sepror, lançou no último sábado (15) na fazenda Exata, km 71 da rodovia Manoel Urbano, em Manacapuru, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.
De acordo com o diretor-presidente da Adaf, Sergio Muniz, a campanha terá recursos de R$ 4,8 milhões. Na primeira fase a meta é imunizar 560 mil cabeças de gados em 41 municípios do Amazonas. A vacina, mais uma vez, será subsidiada pelo Governo do Amazonas.
Segundo Muniz, os criadores de gado e de búfalo têm 45 dias para vacinar o rebanho e precisam fazer a notificação até o dia 15 de maio. “A agência vai mobilizar um contingente de 205 servidores para acompanhar o processo de vacinação no municípios contemplados com a primeira etapa”, destacou.
O rebanho do Amazonas, segundo a Adaf, corresponde a aproximadamente 1,5 milhão de cabeças de gado.
Campanha – A vacinação do rebanho no Amazonas ocorre em duas fases. A primeira engloba as comunidades de área de várzea e abrange 41 municípios das regiões dos rios Solimões e Amazonas, sendo eles: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos,Borba, Caapiranga,Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Japurá, Jutaí, Manaus, Marãa, Maués, Manacapuru, Manaquiri, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.
Para esta primeira etapa está sendo disponibilizada 66.990 frascos de 10 doses cada e 5.742 frascos de 50 doses cada.


1° ETAPA VACINAÇÃO AFTOSA PHOTO BY LUZIMAR BESSA (158)
Vacina subsidiada - O Amazonas é o único Estado que compra vacina e repassa ao produtor com subsídio do Governo. O produtor paga apenas R$ 0,60 centavos por dose de vacina. “Essa contrapartida do Estado é justamente para garantirmos uma cobertura vacinal de 100%”, concluiu o secretário.
Status de risco médio - O Amazonas deu um grande passo para se tornar um Estado livre de febre aftosa e recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no final do ano passdo o status de “risco médio”.
De acordo com o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, o novo status é o último estágio para o Amazonas ser reconhecido como Estado livre de febre aftosa. “O status é fruto do trabalho de defesa sanitária feita pela Sepror e os órgãos ligados a secretaria, como a Adaf, e principalmente do investimento do Governo do Amazonas nas campanhas de vacinação contra a doença e de todo acompanhamento técnico que os pecuaristas recebem”, destaca.
O novo status que o Estado foi publicado no Diário Oficial da União desta semana por meio da Instrução Normativa nº 28, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Rodrigo Figueiredo.
Febre Aftosa – A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais como bovinos de leite e de corte e os suínos. A doença foi detectada no Amazonas em 2004, no Careiro. Por conta desse foco o Brasil amargou prejuízos econômicos irreversíveis. Foi proibido de exportar carne bovina e qualquer produto agrícola.
Fonte: Sepror (com informações da Adaf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário