quarta-feira, 12 de março de 2014

IDAM incentiva associativismo em São Sebastião do Uatumã

Por Aldizângela Brito
Curso Associativismo comunitárioUma equipe constituída por técnicos das Unidades Locais do IDAM Urucará e São Sebastião do Uatumã, realizou no período de 17 a 20 de fevereiro, um curso sobre organização comunitária para agricultores familiares do distrito Sant’Ana e comunidade Canumã, localizadas na região do baixo Amazonas, no município de São Sebastião do Uatumã (distante a 246 quilômetros de Manaus). O curso teve como objetivo motivar a confiança das lideranças e agricultores familiares nas questões organizativas das comunidades


A atividade atendeu uma demanda identificada em diversas ocasiões em que foram realizadas reuniões e palestras pela Unidade Local de São Sebastião do Uatumã associações comunitárias, na busca do melhor entendimento entre seus participantes.  Outro ponto foi a orientação para organização de associações que estão em processo de criação. A ideia é incentivar é inserir as famílias rurais nas politicas públicas que favoreçam incentivos para produção rural.
Durante a atividade ministrada pelo engenheiro agrônomo da Unloc/Urucará, Pedro Chaves da Silva, foi dado ênfase ao associativismo que promove a participação coletiva nas ações referentes a produção rural. O curso oportunizou momentos de reflexão e de troca de experiências, dinâmicas de grupo com foco no trabalho em equipe, além de capacitá-los com as ferramentas do trabalho em comunidade.
Para o gerente da Unidade Local, Pedro Castro da Silva, a ação veio no momento em oportuno e atingiu o objetivo esperado. “Queremos fortalecer as lideranças de agricultores do município de São Sebastião do Uatumã, promovendo uma renovação de conhecimentos e troca de experiências entre os técnicos e o público participante na metodologia”, afirmou Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário