quarta-feira, 12 de março de 2014

IDAM em Manicoré comemora 18 anos da Instituição e inaugura casa de farinha higiênica na comunidade São José

Início da construção da casa de farinha higiênica
Início da construção da casa de farinha higiênica
Em comemoração aos 18 anos do IDAM, celebrado na próxima terça-feira, 18 de março, a Unidade Local de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus), programou várias atividades em homenagem ao Instituto. Entre elas está a inauguração da Casa de Farinha Higiênica que ocorre na sexta-feira, 14 de março, na comunidade São José, localizada à margem direita do rio Madeira, Lago do Atininga.
A Unidade vai beneficiar cerca de 30 famílias rurais que trabalham com o cultivo de mandioca para produção de farinha. Ao todo, o Lago do Atininga compreende as comunidades São José, Terra Preta e Santa Terezinha, onde atualmente residem cerca de 90 famílias rurais. A principal atividade é o cultivo da mandioca, e a produção chega em média 40 sacas por hectare. Na região, a área plantada possui aproximadamente 90 hectares, sendo um hectare por agricultor.


De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Manicoré, Cleudo Brasil, a estrutura vai proporcionar melhoria na qualidade da farinha e aumento da produção. “Antes eles produziam manualmente agora terão um suporte tecnológico que vai proporcionar um aumento de aproximadamente 50% na produção”, comemorou Cleudo.
A casa de farinha foi construída com recursos do Convênio 720332/2009 MDA/IDAM e possui dois fornos artesanais, uma prensa metálica e um cevador motorizado.
A programação continua no sábado, 15 de março, com o programa de rádio especial ‘Informativo Rural’ que será veiculado na rádio Rio Madeira de Manicoré a partir das 7h com a apresentação de Cleudo Brasil e presença da equipe técnica. A edição vai abordar temas como o início dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município de Manicoré, as políticas públicas destinadas ao setor rural e as ações que, hoje, o IDAM desenvolve na região.
Cleudo lembrou que a assistência técnica iniciou no município em 1972. Na época o serviço era voltado para a revitalização dos seringais nativos e para o plantio racional de seringueiras.
O encerramento das atividades está programado para o dia 18 de março, terça-feira, com uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Manicoré , localizada na estrada do Areial. O evento vai reunir autoridades municipais, Sindicato dos Pescadores e Produtores Rurais, Associações Agropecuárias e Extrativistas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário