domingo, 2 de março de 2014

Sebrae elabora projeto para desenvolver setor de cosméticos de base florestal na Região Norte

Rhaissa Silva


No período de quatro anos, o Sebrae vai realizar dezenas de ações e atividades com o objetivo de gerar conhecimento normativo, tecnológico e mercadológico sobre a cadeia produtiva de cosméticos produzidos a base de produtos florestais.

Trata-se do ‘Projeto Estruturante de Cosméticos de Base Florestal da Amazônia’, voltado ao desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas que atendem a indústria de cosméticos da Amazônia.

O Projeto será implementado nos sete estados da Região Norte e, de acordo com a gestora do Projeto no Amazonas, Wanderléia Oliveira, o Sebrae nacional vai disponibilizar R$ 4,9 milhões que serão investidos em pesquisa, consultorias, levantamento de dados, parcerias com instituições ligadas ao setor e demais ações.

A Agência de Cooperação Alemã (GIZ), a qual reúne empresas de referência no setor, é uma das instituições parceiras e, juntamente com o Sebrae Nacional, promoveu, no período de nove a 17 de fevereiro, uma missão técnica à cidade de Monique, na Alemanha, durante a qual técnicos do Sebrae e demais profissionais puderam conhecer empreendimentos de destaque no setor de produção de cosméticos à base de produtos naturais.

A Missão também oportunizou troca de experiências e aprendizado com empresas alemãs da área de tecnologia e inovação, mercado, logística, e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional em nível industrial.

Por meio da visita foi possível o conhecimento da estratégia de desenvolvimento e produção fabril de empresas alemãs, que cultivam a biodiversidade do sul da Alemanha, produtos de diferentes regiões do mundo, com alto nível de qualidade, como os produtos da Amazônia.

A gestora informa quais as ações que estão sendo desenvolvidas. “O Sebrae/AM está à procura de parceiros locais, regionais e internacionais. Será realizado o mapeamento de todos os processos envolvidos possibilitando através dos resultados alcançados, conhecer todas as fases para se alcançar o processo de produção das espécies estudas e por conseguinte da matéria – prima”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário