segunda-feira, 17 de março de 2014

Uarini quer potencializar produção de mandioca

Embrapa Amazônia Ocidental
Felipe Rosa – Jornalista MTb 14406/RS
Fotos: Felipe Rosa e Síglia Souza

Reconhecido em todo o Amazonas pela qualidade da farinha de mandioca que produz, Uarini, localizado na região central do Estado, participou, através de representantes da Prefeitura local, de uma reunião na Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus), com o objetivo de buscar alternativas técnicas para potencializar a produção de mandioca no município.
Uarini quer potencializar produção de mandioca
Fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca é meta em Uarini
Uarini


O encontro aconteceu na quinta-feira (13/03), e contou com a participação dos secretários municipais de Produção Rural e Meio Ambiente, João Santos e Raimundo Pereira, respectivamente, e do assessor Vinino Gomes. Por parte da Embrapa Amazônia Ocidental participaram a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia substituta, Elizângela Carneiro, o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Sipt), Raimundo Rocha, e o pesquisador da área de mandiocultura, Miguel Dias.
Uarini
Conforme Santos, apesar da tradição que carrega, o município carece hoje de inovações e melhorias que ajudem a qualificar a produção. “O produtor de Uarini está há muito tempo trabalhando nesta área e precisa de inovação que o ajude a melhorar a cultura”, destacou o secretário de Produção.
Representantes de Uarini querem fortalecer produção de mandioca
A busca de apoio técnico faz parte de um projeto maior desenvolvido no município, que pretende qualificar toda a cadeia produtiva do setor, desde o cultivo da mandioca até a elaboração e comercialização dos seus produtos. “Estamos em busca de melhorar todos os processos que envolvam a mandioca no município”, reforçou Santos, que completou: “buscamos a Embrapa por ser uma referência na produção de tecnologias para a área rural, e sabemos que existem tecnologias para a mandioca que podem ser aproveitadas por nós”.


A ideia do secretário é colocar o projeto em prática por completo até o final de 2015. “Queremos ajudar a implantar a mecanização, tanto da produção, como nos aproveitamentos variados que se faz da raiz, para facilitar a vida do agricultor e para otimizar a produção. Queremos ajudar na organização dos produtores. E também queremos usar essa marca que o município tem para agregar mais valor ao nosso produto”, finalizou.
Conforme o supervisor do Sipt, Raimundo Rocha – que juntamente com o pesquisador Miguel Dias conduziu a apresentação do trabalho da Embrapa na área de mandiocultura durante a reunião – Uarini é referência em termos de produção de farinha no Estado. “Quando se fala em farinha no Amazonas, se fala em farinha de Uarini. Vocês têm este reconhecimento devido à qualidade do produto, mas isso precisa ser trabalhado, como forma de reverter esta fama em lucro para o município”, ponderou.
Capacitação
A prefeitura de Uarini e a Embrapa Amazônia Ocidental estão organizando uma capacitação em maio no município, com o tema “Sistema de Produção de Mandioca”. O curso vai abordar, de forma ampla, diversos assuntos importantes, que podem ajudar a melhorar a produção e produtividade da raiz, como época de plantio, adubação adequada, espaçamento ideal, cultivares recomendadas, controle de plantas daninhas e controle de doenças e pragas, além de colheita, produtos e subprodutos, entre outros temas.
O instrutor do curso será o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Miguel Dias.

_____________
Embrapa Amazônia Ocidental
Felipe Rosa – Jornalista MTb 14406/RS
Fotos: Felipe Rosa e Síglia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário