quinta-feira, 24 de abril de 2014

Crédito rural fortalece produção agrícola em Tapauá

Paula Vieira,

Os recursos disponibilizados em 2012, pela linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf– B) fez com que o agricultor Haroldo Avelino, investisse no cultivo de banana da variedade maça. E hoje já é possível acompanhar os excelentes resultados na propriedade localizada a margem direita do Igarapé do Açaí, município de Tapauá ( distante 565 quilômetros de Manaus).
O agricultor que investiu no plantio em 2012, recebe periodicamente a assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). O Sr. Haroldo produz em torno de 600 palmas de banana por quinzena. A produção é comercializada para Manaus, no valor de R$ 7,00 a palma.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Tapauá, Franklânio Duarte Ferreira, o agricultor recebe orientação e acompanhamento técnico periodicamente. “Quando o agricultor resolveu investir no cultivo de banana a equipe técnica prestou assistência desde o preparo da área, produção de mudas, controle e tratamento de doenças como a Sigatoka negra, colheita até a comercialização do fruto”, destacou.
Hoje o agricultor dispõe de um produto de qualidade e ótima aceitação no mercado. Além da produção de banana, o agricultor também produz culturas como o açaí, graviola, cupuaçu, abacaxi, mandioca, tucumã e abacate. “Estou satisfeito com a atuação do IDAM no município e futuramente pretendo expandir ainda mais a atividade agrícola”, comemorou Haroldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário