Paula Vieira,
Os recursos disponibilizados em 2012, pela linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf– B) fez com que o agricultor Haroldo Avelino, investisse no cultivo de banana da variedade maça. E hoje já é possível acompanhar os excelentes resultados na propriedade localizada a margem direita do Igarapé do Açaí, município de Tapauá ( distante 565 quilômetros de Manaus).
O agricultor que investiu no plantio em 2012, recebe periodicamente a assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). O Sr. Haroldo produz em torno de 600 palmas de banana por quinzena. A produção é comercializada para Manaus, no valor de R$ 7,00 a palma.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Tapauá, Franklânio Duarte Ferreira, o agricultor recebe orientação e acompanhamento técnico periodicamente. “Quando o agricultor resolveu investir no cultivo de banana a equipe técnica prestou assistência desde o preparo da área, produção de mudas, controle e tratamento de doenças como a Sigatoka negra, colheita até a comercialização do fruto”, destacou.
Hoje o agricultor dispõe de um produto de qualidade e ótima aceitação no mercado. Além da produção de banana, o agricultor também produz culturas como o açaí, graviola, cupuaçu, abacaxi, mandioca, tucumã e abacate. “Estou satisfeito com a atuação do IDAM no município e futuramente pretendo expandir ainda mais a atividade agrícola”, comemorou Haroldo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário