quarta-feira, 23 de abril de 2014

Embrapa comanda evento na FCA/UFAM

Hoje, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM, aconteceu a "Reunião Técnica do Projeto Citros no Amazonas". É cofinanciado pela Embrapa, via Macroprograma, e pela FAPEAM, via Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa - Pró-Estado, feito em parceria com a SEPROR. Tem como objetivo o aperfeiçoamento do processo produtivo para o agronegócio dos citros no Amazonas. Amanhã, o evento tem continuidade com o "Dia de Campo" que acontecerá na Fazenda FMI Citros (AM 010, Km 113, Ramal do Procópio, Rio Preto da Eva.

Técnicos da prefeitura de Manaus e o Dr. Ozires Silva prestigiaram o encontro.

O produtor rural, Sebastião, e o presidente da FAEA, Muni Lourenço, também estiveram prestigiando o evento da EMBRAPA. Conab, Idam e Sepror compareceram ao auditório da FCA/UFAM. 
Material distribuído na reunião. Acredito que a pouca presença de alunos do curso de Agronomia tenha sido decorrente do período de férias. 

Apenas UM ANO e com FRUTOS. Interessante!.
Que bom seria se essa tecnologia chegasse num bom número de produtores do Amazonas. É um desafio a ser superado. O ZARC (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) do Citros poderia ser priorizado em nosso estado. Fiquei feliz em ouvir do Marcos Maia que o Amazonas exportou 300 toneladas de laranja para Roraima. Parabéns!!!!

O José Olenilson apresentou palestra com o título "Identificação e Análise dos Sistemas de Produção de Citros no Amazonas". Divulgou dados da produção e afirmou que, em Iranduba, alguns agricultores estão abandonando o cultivo e negociando a área com empresas da área de construção. Efeitos da ponte!

Produção de laranja apresentada pelo Olenilson que certamente precisa de uma melhor análise. Não é fácil levantar a produção agropecuária no Amazonas (IDAM, GCEA, IBGE e CONAB tem se esforçado, mas é um enorme desafio). A criação de uma agência estadual para cuidar exclusivamente dos dados agropecuários seria extremamente importante e estratégica para o desenvolvimento organizado do setor primário loca. No IDAM, tem técnicos que seriam de grande utilidade nessa nova "Agência Estadual de Estatísticas Agropecuárias - AGEAGRO". Eis a sugestão de nome e sigla....


Nenhum comentário:

Postar um comentário