segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dilma diz que país do futuro une agroecologia e agricultura familliar




Em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o governo anunciou na manhã desta segunda-feira (26/05) as novas medidas do Plano Safra para Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil. A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, participou como convidada da cerimônia, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A presidenta Dilma destacou a importância do diálogo entre governo e sociedade civil e disse que o plano corresponde a um anseio dos agricultores familiares e dos assentados da reforma agrária. O Brasil do futuro vai ter um casamento entre a agricultura familiar e a agroecologia", disse ela. "Esse é o nosso caminho.

O coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, que também é conselheiro nacional do Consea, citou o conselho como importante espaço democrático para a construção de políticas públicas. Rochinski disse ainda que governo e sociedade vêm aperfeiçoando o Plano Safra. Se hoje produzimos 70% dos alimentos da cesta básica, chegaremos a 80%, a 90%, disse o conselheiro.

O crédito liberado para agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será de R$ 24,1 bilhões na atual safra o valor é 14,7% superior ao anunciado na safra passada.

Dentre as medidas, destacam-se o novo seguro agrícola, a inserção de milhares de assentados e assentadas da reforma agrária numa nova rota de produção, a criação de nova linha de crédito que contempla as diversidades regionais e, a garantia de apoio a sistemas agroecológicos. Além disso, a assistência técnica será ampliada, como instrumento para alavancar a produção de alimentos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário