Paula Vieira,
Com a proposta de melhorar a qualidade do leite produzido no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), um grupo de agricultores participou de intercâmbio técnico para conhecer o processo e as técnicas utilizadas na produção de leite em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). A atividade foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em parceria com a Prefeitura Municipal e aconteceu de 6 a 8 de maio.
De acordo com o Gerente da Unidade Local do IDAM em Silves, Rosilque Mendes, o objetivo é mostrar aos criadores/produtores que é possível obter renda e respeitar o meio ambiente utilizando as técnicas adequadas para atividade.
Na ocasião os agricultores acompanharam o processo de estruturação da propriedade para produção de leite, que inclui desde o preparo da área, formação e divisão de pastagem, aquisição de animais e local adequado para realizar a ordenha. Além disso, os agricultores trocaram experiências com criadores de Autazes que já são referência na produção de leite.
A produção agropecuária do município de Autazes baseia-se na criação de gado leiteiro, onde é responsável por abastecer 20% da produção de leite do Estado. A ideia é que os agricultores possam multiplicar e colocar em prática as técnicas aprendidas durante o intercâmbio no município de Autazes, uma vez que os criadores de Silves ainda trabalham de forma rústica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário