Paula Vieira,
Agroecologia e as experiências da Rede de Agricultores Tradicionais do Estado do Amazonas (Reata) foram pautas de entrevista desta quinta-feira, 5 de maio, na rádio Cultura. O extensionista rural do IDAM Bosco Gordiano, falou sobre o trabalho que a Instituição vem realizando com agricultores que buscam o desenvolvimento da agricultura de base agroecológica.
A Reata é um movimento de agricultores amazonenses preocupados em desenvolver a agricultura de baixo impacto buscando proporcionar o bem estar social e melhoria das condições de vida dos agricultores tradicionais, mediante o desenvolvimento de sistemas de produção de base agroecológica com vista ao resgate de conhecimentos advindos das gerações anteriores, principalmente, com respeito à convivência harmônica com a natureza, na forma de gerar soberania alimentar e autonomia frente ao domínio e mercantilização dos bens naturais.
No Amazonas os municípios que já adotaram os sistemas de produção voltados para agroecologia são: Tefé, Coari, Codajás, Manacapuru, Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Lábrea, Boca do Acre, Urucará, Maués, Parintins, Itacoatiara, Silves e Barcelos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário