Em Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus), mais de 500 famílias rurais foram beneficiadas com a entrega de implementos agrícolas. A entrega foi realizada pelo secretário extraordinário de Governo do Amazonas, Evandro Melo, que esteve no município representando o governador José Melo, acompanhado do secretário de Estado da Produção Rural, Valdenor Cardoso e do diretor-presidente do IDAM Edimar Vizolli.
A solenidade de entrega aconteceu na última sexta-feira, 30 de maio, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, localizada na estrada do Pensador e contou com apoio da Prefeitura de Barcelos e demais secretarias do município.
Ao todo, foram entregues 393 rabetas, 561 motores rabeta e 35 kit’s de casa de farinha. “A renovação dos utensílios utilizados na produção da farinha visa melhorar a qualidade da matéria-prima e garantir a segurança alimentar do consumidor”, disse a gerente da Unidade Local do IDAM, Gilciane Plácido, ao destacar, que a entrega dos motores rabeta irá garantir e melhorar o escoamento da produção.
Na ocasião, foram entregues 50 mil pós-larvas de tambaqui para três piscicultores que trabalham com a criação de peixes em sistemas de tanque escavado e tanque rede. Os beneficiados foram: José Ribamar Machado, que trabalha com a piscicultura em tanque escavado, a propriedade do piscicultor fica localizada na estrada da Central. E os piscicultores Luiz Carlos Paixão Alencar e Marcos Soney da Silva que desenvolvem a atividade em sistema de tanque rede, as propriedades ficam localizadas no lago Ataiana.
Vale ressaltar que a piscicultura em Barcelos vem se fortalecendo com as políticas públicas voltadas para o setor. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo, é uma forma de comercialização direta e que beneficia o piscicultor na hora de vender sua produção a um preço justo. O programa é executado pela Sepror em parceria com o IDAM. Em Barcelos produtores rurais já comercializam a produção do tambaqui curumim para o PAA.
Entre os beneficiados com a ação estão: agricultores familiares, pescadores de peixe ornamental e pesca artesanal, além de indígenas e piaçabeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário