sexta-feira, 11 de julho de 2014

Assistência técnica atende agricultores do Projeto de Assentamento Riozinho em Carauari

Paula Vieira,

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no início de julho, uma ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que beneficiou cerca de 60 agricultores familiares do Projeto de Assentamento Riozinho, localizado em Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).
A atividade iniciou com uma reunião realizada no Centro Comunitário do assentamento, onde foi explicado aos agricultores sobre o cadastro para solicitação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é um documento indispensável para quem deseja acessar as políticas públicas voltadas para o setor rural, além disso, também foi destacada a importância da titulação de terras.
“Nossa meta é proporcionar às famílias melhores condições de trabalho no campo, uma vez que os agricultores ainda passam por algumas dificuldades na hora de escoar a produção”, enfatizou o gerente da Unidade Local do IDAM, Atrio Chagas de Souza, ao destacar, que as principais atividades desenvolvidas pelos agricultores são voltadas para a cultura da mandioca, cupuaçu e açaí.
Segundo Souza devido o assentamento ser organizado em associação fica mais fácil acessar os programas de incentivo ao setor, visto que  o trabalho coletivo facilita a comercialização de um número maior de produtos agrícolas. Toda produção agrícola do assentamento é comercializada no município.
Na oportunidade a equipe de técnicos visitou 32 Unidades de Produção Familiar (UPF’s), onde foi iniciado o levantamento produtivo e social das famílias, cadastro para solicitação de DAP’s, levantamento das coordenadas geográficas, além de orientações sobre as culturas do açaí, cupuaçu e mandioca. Os agricultores ainda receberam sementes de hortaliças que serão utilizadas para consumo próprio e também para comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário