O Dia Nacional do Campo Limpo foi comemorado nesta segunda feira, 18 de agosto em Manaus. O evento foi realizado na Central de Recebimento de Defensivo Agrícola do Estado do Amazonas, localizada na Avenida Flamboyante, Distrito Industrial II, próximo ao distrito de Puraquequara.
Várias instituições que cuidam do meio ambiente e do homem do campo, além de escolas municipais estiveram presentes ao evento e puderam constatar o trabalho que as empresas vendedoras de produtos agropecuários estão fazendo em relação ao recolhimento de embalagens e dando o destino correto para o produto.
As embalagens vazias de agrotóxico representam perigo de contaminação para o produtor rural, quando manuseada de forma errada, e para o meio ambiente onde será depositada. Por esse motivo a lei que determina a sua devolução para .
Em 2001 foi criada em Manaus a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram), formada, atualmente por 12 estabelecimentos comerciais para realizar esse trabalho de recolhimento das embalagens vazias.
O material recebido é selecionado de acordo com as características, separado, prensados e enviados para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) no Estado de São Paulo.
O presidente da Aram, Augusto Sallas, disse que membros da associação veem ministrando palestras em escolas com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da devolução desse material para tentar evitar causar qualquer dano ao meio ambiente.
“A ideia é que elas sejam multiplicadoras, e compreendam a importância da educação ambiental. Nos municípios são realizadas ações itinerantes para o recolhimento das embalagens em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), associações e cooperativas”, argumentou o presidente.
Como proceder - Para entregar as embalagens a Central de Recolhimento, é necessário fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias.
1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Fontes: Adaf e Comercial Rizadinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário