quinta-feira, 28 de maio de 2015

SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS NO AMAZONAS APROXIMA PRODUTORES E CONSUMIDORES

A Comissão da Produção Orgânica no Estado do Amazonas (CPOrg/AM) coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas – MAPA, em colaboração com a Rede Maniva de Agroecologia está realizando a IV Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos no período de 24 a 31 de maio de 2015 em diversos municípios de Manaus e entorno.
A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O que são produtos orgânicos? São produtos oriundos de sistemas orgânicos de produção definido por lei (Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003) em que se adotam técnicas específicas tendo como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica e a maximização dos benefícios sociais. Um conjunto de normas orientam estes sistemas. Um dos aspectos mais conhecido é a não-utilização de substancias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, como fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. De acordo com o MAPA, hoje, a área de orgânicos no Brasil é de cerca de 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção. No Amazonas, são 128 famílias cadastradas no MAPA. Em Manaus as 17 famílias da APOAM são tem cadastramento para venda direta ou certificação por uma certificadora. Na região de Carauari, 62 famílias são cadastradas para venda direta de produtos da agricultura e extrativismo como a castanha-da-Amazônia em outros municípios, como Urucará e Itacoatiara, 49 famílias possuem certificação orgânica por certificadora, comercializando principalmente guaraná e cacau. .
O melhor local para a sensibilização do consumidor é o próprio local de comercialização, a feira orgânica. Em Manaus, a feira da APOAM (Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas), localizada na área de MAPA, na rua Maceió, é a única feira semanal. Esta aproximação entre consumidores e agricultores é a base para o desenvolvimento sustentável, garantindo renda para as famílias de agricultores, apoio para suas organizações sociais e para as ações de preservação ambiental e conservação da biodiversidade e em especial a diversidade agrícola, preservando as práticas de manejo, espécies e variedades tradicionais.

Durante a Semana, foram realizadas encontros cursos, palestras, oficinas e ações de divulgação para a população em geral e para alunos das escolas de ensino fundamental, ensino médio e ensino profissionalizante. No dia 25, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, conduzida pelo Deputado Dermilson Chagas, Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da ALEAM.
Para contribuir de maneira articulada para os desenvolvimento da produção orgânica e da agroecologia, diversos instituições e pessoas da sociedade civil criaram a Rede Maniva de Agoecologia – REMA. Hoje com 92 membros, a REMA, além de desenvolver diversas ações para apoiar os agricultores e a feira, formou um OPAC (Organismos Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica), organismo previsto por lei que pode realizar o processo de certificação de maneira participativa sem necessidade de contratar empresas externas, o que onera muito o custo da produção. No Amazonas, a produção orgânica ainda tem muito para se desenvolver, tanto para venda direta aos consumidores em feiras, como para comercialização nacional e internacional.

No próximo sábado, 31 de maio de 2015, a CPorg, a APOAM e a REMA convidam a população para a feira da APOAM com a uma programação especial, diversidade de produtos, sensibilização agroecológica e atividades culturais, no MAPA, das 6h30 às 11h30. Será uma ótima oportunidade para fortalecer a produção orgânica direcionada para os consumidores de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário