| Parabenizo esses profissionais que contribuem enormemente com o crescimento agropecuário do Amazonas. Estão aguardando o prometido concurso público |
O Curso de Técnico em Agropecuária visa contemplar a formação nas áreas agrícola e zootécnica, ou seja, produção vegetal e animal, procurando fomentar a proposta de interdisciplinaridade entre as duas áreas de conhecimento, além de preparar profissionais capazes de participar ativamente do processo organizacional e prático de empresas públicas ou privadas, através de formação integral nas áreas animal e vegetal.
O profissional formado no Curso Técnico em Agropecuária estará apto para atuar no setor agropecuário da economia, nas áreas animal e vegetal, devendo, para isso, dominar os conhecimentos pertinentes à sua área de atuação, possuir capacidade de reflexão, iniciativa e, sobretudo, estar aberto às inovações tecnológicas que surgirem no mundo do trabalho.
O técnico agropecuário pode desenvolver-se nas seguintes atividades:
* Prestar assistência técnica no desenvolvimento de projetos tecnológicos agropecuários;
* Adquirir, preparar, transformar, conservar e armazenar matéria-prima e produtos agroindustriais;
* Desenvolver programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos;
* Planejar e acompanhar a execução de programas de melhoramento genético de animais, bem como métodos e programas de reprodução;
* Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade e sanidade na produção agropecuária;
* Planejar, organizar e monitorar a exploração e o manejo do solo de acordo com suas características;
* Cultivar sistemas e plantios abertos ou protegidos;
* Produzir mudas (viveiros) e sementes;
* Planejamento de ações referentes aos tratos das culturas;
* Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita;
* Elaborar projetos topográficos e de impacto ambiental;
* Prestar assistência técnica e atuar na administração rural.
* Áreas de atuação do Técnico em Agropecuária:
* Em institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento;
* Em empresas que prestam assessoria e acompanhamento agropecuário;
* Em empresas e indústrias que atuam no complexo agroindustrial;
Estes profissionais são habilitados em Escolas Agrícolas autorizadas e o exercício da profissão se dá através da Lei Federal nº. 5.524/68 e seus Decretos Regulamentadores nºs 90.922/85 e 4.560/2002, os quais dispõem as atribuições da Categoria, garantindo responsabilidade Técnica por Empresas de Consultoria Agropecuária, Topografia e Comércio de Agrotóxicos, além de Projetos Agropecuários, Projetos de Crédito Rural, Seguro Agrícola, Pareceres Técnicos, Assistência Técnica, CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), Laudos de Licenciamento Ambiental, Transformação Agroindustrial, Agricultura, Receitas Agrícolas, Fiscalizações Agropecuárias e Ajardinamento, dentre outros.
Portanto, os Técnicos em Agropecuária são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo proteção ao meio ambiente e contribuindo por segurança alimentar a toda a população.
Nesta data comemorativa o campus Iguatu parabeniza e homenageia a todos os seus alunos e ex-alunos, formados nesses 56 anos de história, que atuam e contribuem para a melhoria da assistência técnica no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário