Quase 1300 produtores atendidos, 842 cadastros efetuados e 268 agendamentos. Estes são os resultados do Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária e do Cadastro Ambiental Rural – CAR, realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Produção Rural e Sustentável – Sepror, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável – IDAM, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Políticas Fundiárias (SPF), Ipaam e Incra.
Em Parintins há propriedades cadastradas na base de dados do sistema usado para o CAR, entre elas as áreas de Assentamento do Incra e as já tituladas. Já os produtores com problemas na titularização, ou seja, que não constam na base de dados, entraram na lista de agendamento para que os técnicos do Idam local façam o georreferenciamento e a inserção das propriedades na base de dados compartilhada.
Os números são considerados um grande sucesso na tarefa de fazer o Cadastro Ambiental Rural em Parintins, deve-se, em parte, ao esforço dos profissionais em mobilização dos produtores por meio das rádios da cidade. “Nós fomos uma semana antes mobilizar os produtores e agradecemos o apoio das rádios locais, pois recebemos uma grande procura no município. Começávamos os trabalhos às 7h e íamos até a noite”, afirmou o engenheiro florestal da Sepror, responsável pelo CAR na secretaria, Leonilson Cavalcante.
Mutirão chega à Canutama
Nesta segunda-feira (21) começou, em Canutama, o Mutirão do CAR juntamente com o Programa Terra Legal, do governo federal. Além do cadastramento de produtores, haverá entrega de títulos, até o próximo dia 2.

Nenhum comentário:
Postar um comentário