domingo, 29 de novembro de 2015

Codajás foi sede de Seminário sobre o Cooperativismo de Crédito

Relato do evento: Estevam Costa
Coube a CODCRED Codajas – Cooperativa de Crédito Solidário -  a realização do I Seminário deste Ramo do cooperativismo no Amazonas, dia 26.11, quinta feira, no Colégio Maria Amélia , Auditório Francisco Nascimento Maciel em Codajas. O I Seminário foi organizado em parceria e com apoio da CRESOL BASER / BNDES / SEBRAE e contou com a participação do IDAM/SEPROR, OCB/AM, UNICAFES, FETTAGRI-STTR Codajas, Cooperativa de Açaizeiros, ASPARAM e agricultores, extrativistas e pescadores.
A Programação iniciou-se com a fala do Presidente da CODCRED, Patrício Barbosa Ramos, que historiou o processo pelo qual passaram os primeiros agricultores que tomaram a decisão de trabalharem para a criação da cooperativa de crédito. Tudo começou em treinamento de associativismo do SEBRAE com associados da cooperativa dos açaizeiros, em 2007-2008. Em 2010 protocolaram a primeira versão da documentação no Banco Central mas foi devolvido. Em 2012 conseguiram a Autorização de Funcionamento e desde lá, sempre com apoio administrativo, contábil e gerencial do sistema CRESOL BASER, vem aumentando o número de interessados, iniciado com 36 cooperados e hoje está com 241. Em 2013, a CRESOL BASER enviou representante para assessorar a CODCRED. Durante este tempo, foram feitas várias ações de capacitação no município, como visita de intercambio diretamente no Estado do Paraná, onde está a Central CRESOL BASER e suas associadas e visita a SOLICRED Benjamin Constant, no Alto Solimões, que não conseguiu ultrapassar com êxito a fase de cooperativa solteira, como são tratadas as cooperativas de crédito solidárias que não conseguem se estabelecer e fazer parte do sistema CRESOL BASER. O único Banco comercial em Codajas é o Bradesco, que não opera o crédito rural. A chegada da CODCRED é a melhor solução para facilitar o acesso ao crédito rural dos agricultores / extrativistas / pescadores e pequenos empreendedores, que podem contar com a estrutura de uma organização AUTORIZADA e ACOMPANHADA pelo Banco Central, como acontece com todos os demais sistemas bancários. Recentemente a CODCRED atuou no apoio a cooperados da cooperativa de açaí, que puderam assim dispor de crédito adequado, suficiente, oportuno e cuja burocracia é adaptada ás suas condições de vida e trabalho. Após a comercialização, feita pela cooperativa, pagaram suas contas e resolveram este problema.
Clique, abaixo, para visualizar todo o relato do Estevam....


Sandro Souza da Silva, Presidente da CRESOL BASER Rondonia a qual a CODCRED está vinculada como extensão de base, fez relato do processo de organização e afirmação do sistema naquele Estado. Em 2004 eram 3 cooperativas solteiras, com 90 a 100 cooperados e capital social de R$ 15.000,00. De 2009 a 2012 trabalhavam com recursos próprios. Em 2013 passaram a integrar o sistema CRESOL BASER e esta integração trouxe um leque de produtos e serviços que fez com que das 3 cooperativas iniciais chegassem a 11 Bases Regionais, em 18 dos 52 municípios do Estado, mais de 6.000 cooperados e movimentando cerca de R$ 15 milhões.
Em seguida foi a vez de Luiz Ademar Panzer, Vice Presidente da CENTRAL CRESOL BASER, sediada em Francisco Beltrão, Paraná. O sistema foi criado em 1995, portanto está nos seus 20
anos. Foi resultado da luta dos agricultores familiares diante das dificuldades de acesso ao crédito. Foi Construído diretamente pelos agricultores familiares que compõem suas Direções e começaram trabalhando com recursos próprios. Em 1999 firmaram o primeiro convênio com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para apoiar o desenvolvimento do cooperativismo solidário na Região Sul – PR, SC e RS. Em 2014 a Central CRESOL BASER firmou o convênio para ser seu Agente financeiro. Assim o sistema, além de operar diretamente o PRONAF, está credenciado para realizar operações do BNDES nas modalidades custeio e o micro crédito. A chegada do sistema a Região Norte, começando por Rondonia, foi resultado do entendimento CENTRAL e o BNDES de que era necessário ajudar a Região a também instalar o cooperativismo de crédito solidário, utilizando as mesmas regras, métodos e procedimentos que garantem o sucesso do sistema nas Regiões onde chegou.
Apresentaram o BNDES Arthur de Rezende Pinto e Cristiane Marques. Os presentes puderam conhecer o Banco em seus detalhes quanto sua origem, expansão, forma de operação, leque de serviços e a relação com as cooperativas de crédito solidárias.
O SEBRAE foi representado por Carlos Fialho, da Unidade de Acesso ao Crédito, que historiou as ações do Serviço em parceria com o sistema CRESOL BASER, desde a criação, em 2009, da SOLICRED Benjamin Constant, infelizmente a caminho do cancelamento da sua Autorização de Funcionamento. E não foi por falta de apoios, capacitação nem má vontade dos órgãos. Desde 2012 o SEBRAE acompanha a apoia a CODCRED, fazendo parte deste tripé junto com CRESOL BASER e BNDES.
O Seminário foi encerrado com três atos de grande significância: assinatura do Convênio CRESOL BASER/SEBRAE/CODCRER, para serviços de gestão e funcionamento de Link e soft de apoio a administração; convênio CRESOL BASER /BNDES / CODCRER, com duração de 3 anos, para expansão do cooperativismo de crédito e a inauguração da Sede Nova da Cooperativa.
Parabéns aos agricultores, extrativistas e pescadores de Codajás. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário