sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Dois caminhos para melhor remunerar o pescador do PIRARUCU de MANEJO

Ótima a iniciativa do Sérgio, da UL/IDAM de Japurá, em procurar o presidente do IDAM, Massami Miki, e o Geraldo Bernardino, para falar sobre um item crucial no manejo do pirarucu, a COMERCIALIZAÇÃO. Então, aproveito essa postagem do amigo Sérgio para sugerir DOIS caminhos, já conhecidos, mas como ainda não foram adotados pela "Compensa" como prioridade, volto a relembrar.

1) Inclusão do PIRARUCU DE MANEJO na PGPMBio. Essa conquista já esteve mais distante, falta agora somente os atuais gestores do Sistema SEPROR entenderem o que isso significa, pressionar o governador e a bancada federal para apoiarem a iniciativa da deputada Conceição Sampaio que já em tramitação no Congresso Nacional para mudar a legislação, ou seja, permitir que produto extrativo de origem animal possa receber subvenção federal. A política partidária tá passando, agora é o momento de UNIÃO em defesa do pescador artesanal que recebe valor que corresponde a 50% do custo de produção. Desse jeito, com essa baixíssima remuneração, nenhuma "negócio" tem futuro;

2) O segundo caminho tem ligação com o quadro abaixo, ou seja, só em 2017 o Governo Federal já desembolsou R$ 525 milhões em subvenção para apoiar produtores de MT, MS e GO para escoar, principalmente, a produção de MILHO. Não sou contra esse apoio, inclusive até ajuda alguns poucos criadores rurais do Amazonas, mas não apoiar o escoamento da produção extrativa no Amazonas continental é totalmente inaceitável. Há anos venho defendendo essa bandeira, e o único avanço é que já se fala em PEP AMAZÔNICO nos corredores dos órgãos em Brasília, inclusive com intensa defesa por alguns servidores, mas se nós, do AMAZONAS, não defendermos essa bandeira a conquista certamente ainda vai levar mais alguns anos;

Repito, parabenizo o Sérgio pela inciativa, e são essas as minhas contribuições. Vamos continuar acompanhando esse assunto.

Adicionar legenda

Um comentário:

  1. Sei que nós temos um futuro e nele temos que apostar que tudo poderá mudar basta nos iciarmos uma nova rota,ou seja, mudar os rumos da história.
    Aproveitar as nossas riquezas naturais coo no caso do pirarucu.
    Existe produtos no mercado de Manaus o Pirarucu Defumado com preços de até R$ 95,00 reais o kg. Ser a que não pudemos mudar este rumo?

    ResponderExcluir