| Hoje, tive acesso ao edital da ADS que vai comprar diversas sementes, inclusive a das fibras de MALVA e JUTA. Não é o que se esperava, mas já é um recomeço. São 39 toneladas de MALVA, e 4 toneladas de JUTA. Pergunta: Quem será que vai apresentar proposta à ADS para as sementes de malva e juta? Tá um silêncio danado, muito ruído. Espero que apareça fornecedor, seja quem for, que atenda as exigências da legislação (MAPA) e do Edital da ADS e, que, a distribuição pelo Sistema SEPROR seja justa. A abertura das propostas será amanhã, 14h30m. É aguardar!!! |
O que me preocupa não é só o silêncio,mas primeiro é a quantidade da semente a ser adquirida, ou seja, 43 toneladas.Este número,se realmente adquirido, não atenderá todos produtores que precisam dessa semente e só irá gerar uma safra de aproximadamente 3 mil toneladas de fibra, se tudo ocorrer normalmente, ou seja, uma distribuição bem feita desta semente sem interferência de terceiros, comportamento das águas e principalmente uma semente de qualidade. A segunda preocupação, é quanto a qualidade dessa semente que jamais será de primeira qualidade, pois qualquer que seja o fornecedor, a semente produzida não tem um padrão ótimo de qualidade, visto que só o IFIBRAM dispõe de classificador de sementes e ele não participa de vendas dessa natureza.
ResponderExcluirSó haveria possibilidade de se ter uma semente de ótima qualidade se o governo do Amazonas,viesse a fazer um convênio com o IFIBRAM, para que este viesse à produzir essa semente, como sempre fez desde a década de 70.
Arlindo Leão- Sec.Exc. do IFIBRAM